Carros elétricos são para cidade e há poucos modelos, dizem portugueses
O veículo elétrico parece reunir todas as características para ser um modo de transporte urbano, mas consumidores falam em falta de oferta.
© iStock
Auto Auomóveis
Cada vez mais ouvimos falar em carros elétricos, mas a verdade é que ainda há muitas limitações à sua circulação. Um estudo do Observador Cetelem revela que 59% dos portugueses acredita que este é um tipo de carro para as grandes cidades, "um modo de transporte urbano por excelência". Porém, a maior parte também salienta o facto de haver poucos modelos disponíveis.
Se por cá 59% dos portugueses vê o carro elétrico como um veículo de cidade, a média dos 16 países onde se realizou o inquérito vai mais longe e nota que 68% dos inquiridos apoia esta ideia.
"A Alemanha é o país onde os inquiridos mais acreditam nesta ideia (86%), seguido da Itália (83%), enquanto os belgas são aqueles que menos concordam com o papel exclusivamente urbano dos elétricos (54%)", pode ler-se num comunicado a que o Notícias ao Minuto teve acesso.
Oferta limitada
Outra conclusão do estudo é que a oferta de modelos elétricos continua "pouco atrativa", pelo menos é esta a opinião de para 86% do total dos consumidores. Os noruegueses são, de longe, aqueles que menos concordam com esta ideia (64%).
Também a esmagadora maioria dos automobilistas portugueses (84%) considera que ainda não existem modelos suficientes disponíveis. Os que mais desejam alternativas elétricas são, no entanto, os inquiridos no Japão (92%), na Turquia (91%) e na Polónia (90%).
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com