Câmara de Gaia apoia juntas a substituir carros antigos por elétricos
A câmara de Vila Nova de Gaia vai apoiar as juntas de freguesia a renovar as frotas automóveis e estima gastar cerca de 650 mil euros no programa que visa a aquisição de veículos 100% elétricos, foi hoje divulgado.
© iStock
Auto Autarquias
"A antiguidade e o uso intensivo dos veículos de trabalho das juntas de freguesia impõem uma ação de melhoria da sua condição e eficiência ambiental. O seu uso, predominantemente para deslocações de ação social, fundamenta este apoio", refere a autarquia em comunicado.
Já fonte da câmara de Vila Nova de Gaia adiantou à agência Lusa que o valor global de investimento no programa "Juntas Mais Verdes" dependerá das candidaturas, sendo a estimativa de cerca de 650 mil euros.
O objetivo deste programa municipal é apoiar as juntas de freguesia a renovarem das suas frotas automóveis, financiando a aquisição.
No comunicado, a câmara de Vila Nova de Gaia, no distrito do Porto, aponta que a preferência será a substituição de veículos com reconhecido desgaste por veículos 100% elétricos.
A câmara reconhece "a dificuldade de as juntas de freguesia promoverem esta mudança a partir dos seus orçamentos", razão pela qual decidiu criar "uma resposta financeiramente sustentável" para aquelas autarquias, "reduzindo enormemente os encargos de combustível e de manutenção".
O prazo de candidaturas das juntas é até 31 de janeiro.
Cada junta de freguesia pode candidatar-se à aquisição de um máximo de dois veículos 100% elétricos, de todas as tipologias de ligeiros.
Os veículos serão adquiridos pelo município, num pacote global, e transferidos para o património de cada uma das juntas beneficiárias identificados com a logomarca da freguesia e inscrição do apoio municipal.
Às juntas competirá proceder ao registo das viaturas e as demais responsabilidades, nomeadamente seguro e manutenção.
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com