Lisboa. "Seis feridos ligeiros" em descarrilamento e colisão de elétricos
Acidente ocorreu após um dos guarda-freios ter sofrido uma quebra de tensão. Alerta foi dado pelas 11h32 desta quarta-feira.
© Reuters
Auto Acidente
O descarrilamento de um elétrico e o consequente embate noutro, na manhã desta quarta-feira, provocou seis feridos ligeiros na Praça da Figueira, em Lisboa. A informação foi avançada pela TVI24.
O vereador da Proteção Civil da Câmara, adiantou aos jornalistas que o acidente ocorreu após um dos guarda-freios ter sofrido uma quebra de tensão. "São seis feridos ligeiros, mas destes seis há um que inspira maior cuidado", disse o vereador Carlos Castro, referindo que as vítimas "foram devidamente tratadas no local, em poucos minutos, e já foram encaminhadas para o hospital".
Pelas 13h00, em declarações no local do acidente, o vereador revelou que o guarda-freio do elétrico 15 "teve uma paragem, uma quebra de tensão", e só se apercebeu do que tinha acontecido depois de ter chocado contra o poste.
"Aquilo que nos indica é que o elétrico bate primeiro noutro elétrico e, depois, foi contra o poste", afirmou, acrescentado que algumas das vítimas eram transeuntes, sem adiantar mais.
Sobre a resposta das organizações de socorro, Carlos Castro destacou a "rápida intervenção" do Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM), assim como da Polícia de Segurança Pública (PSP), do Regimento de Sapadores Bombeiros de Lisboa, dos Bombeiros Voluntários de Lisboa e da Cruz Vermelha Portuguesa.
"Já estamos no momento da remoção das carruagens", referiu o autarca, antecipando que "dentro de poucas horas seja retomada a normalidade de circulação" naquela zona da cidade.
Segundo informações disponibilizadas na página do Regimento de Sapadores Bombeiros de Lisboa, o alerta foi dado pelas 11h32. Contactado pelo Notícias ao Minuto, fonte do Regimento confirmou a "colisão entre dois veículos elétricos da Carris" no referido local, sem ter ainda mais informações.
Três vítimas "eram peões que acabaram por ser atropelados"
Antes do balanço do vereador da Proteção Civil, a PSP esclareceu à agência Lusa que não se tratou de "um acidente com dois elétricos, mas sim do descarrilamento de um elétrico que resultou no embate num outro".
A estas informações, o Comando Metropolitano de Lisboa (Cometlis) confirmou os "quatro feridos", especificando que "três deles eram peões que acabaram por ser atropelados, o outro é um ferido que estava no interior de um dos elétricos". Apenas um dos feridos foi transportado para o hospital, tendo os restantes recebido assistência no local.
Questionada sobre o estado clínico do ferido que foi transportado para o Hospital de São José, a PSP não conseguiu precisar se se tratava de um ferido grave ou ligeiro.
[Notícia em atualização]
Leia Também: Carris sem profissionais suficientes para garantir horários de inverno
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com