Britânica Jaguar só terá automóveis 100% elétricos a partir de 2025
A marca de automóveis britânica Jaguar só terá veículos 100% elétricos a partir de 2025, enquanto a marca Land Rover SUV terá o seu primeiro modelo de emissão zero em 2024, de acordo com a nova estratégia do grupo denominada "Reimagine".
© Shutterstock
Auto Jaguar
O consórcio Jaguar-Land Rover, nas mãos do grupo indiano Tata, quer reinventar o luxo moderno com base na sustentabilidade, experiências exclusivas dos clientes e um impacto social positivo no ambiente e na sociedade, de acordo com o seu CEO (Chief Executive Officer), Thierry Bolloré, que explicou num comunicado que para isso vão eletrificar as suas duas marcas: Jaguar e Land Rover.
No caso da Jaguar, em meados desta década, tornar-se-á uma marca topo de gama "totalmente elétrica" com tecnologias pioneiras de última geração e na sua carteira não haverá substituto para o atual modelo XJ, embora se mantenha o nome.
O plano para a Land Rover é que, até 2030, cerca de 60% das suas vendas sejam também veículos com emissões zero, incluindo veículos a pilhas de combustível de hidrogénio.
Nos próximos cinco anos, a Land Rover terá seis modelos totalmente elétricos, estando o plano já em curso e, durante os próximos 12 meses, vários protótipos estarão nas estradas do Reino Unido.
O segmento SUV pretende também ser neutro em carbono em toda a sua cadeia de abastecimento, produtos e operações até 2039.
A estratégia Reimagine terá um orçamento anual de 2.500 milhões (cerca de 2.867 milhões de euros) para fazer com todos os modelos da Jaguar e da Land Rover tenham uma versão totalmente elétrica até ao final desta década.
No lado do fabrico, a Jaguar Land Rover manterá as suas fábricas e instalações de montagem no mercado britânico e em todo o mundo.
A fábrica britânica Solihull, em West Midlands, irá albergar a futura plataforma de eletrificação avançada da Jaguar, bem como a estrutura de arquitetura modular longitudinal MLA da Land Rover para motores de combustão interna eletrificados (ICE) e modelos 100% elétricos.
Com todas estas mudanças que vai implementar, a Jaguar Land Rover quer alcançar ganhos de dois dígitos na margem de lucro antes de impostos e ser um dos fabricantes de topo de gama mais lucrativos do mercado, segundo Thierry Boyoré.
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com