Deixar o carro no parque e ele estacionar sozinho já é possível
Nos parques de estacionamento do futuro desenvolvidos pela Bosch, o carro estaciona-se a ele próprio sozinho, carrega a sua bateria e ainda pode ir à lavagem. Tudo à distância de uma aplicação.
© Reprodução
Auto BMW
Quem visitou o Salão de Munique teve direito a um deslumbro do que será o futuro. Um futuro não muito longínquo e que permite aos carros estacionarem sozinhos, sem qualquer intervenção.
Isto acontece num parque de estacionamento do futuro desenvolvido pela Bosch e que é de fácil utilização.
Basta largar o carro no lugar indicado para o efeito - neste caso a demonstração foi feita com o BMW iX que tem funções próprias de condução autónoma - e dar início ao estacionamento através da utilização de uma aplicação para smartphone.
Como se vê no vídeo abaixo, o carro utiliza as suas câmaras e sensores, tal como as do próprio parque, para fazer tudo de forma autónoma. Pode estacionar, recarregar a bateria com recurso a um braço robótico, e até ir à lavagem. Tudo isto... sozinho.
Depois só temos de o 'chamar' de volta ao sítio onde foi largado, que é, recorde-se, uma zona própria para o efeito. Ora veja todo o processo nas imagens que se seguem.
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com