Estudo comprova que condutores não utilizam várias tecnologias
Uma novidade? Talvez não.
© Mercedes
Auto Tecnologia
No mês passado, o CEO da Alfa Romeo afirmou que "vende Alfa Romeo e não um iPad com um automóvel à volta". Uma frase que muito facilmente nos transporta para o estudo levado a cabo pela J.D. Power, empresa de análise de dados norte-americana.
Foram feitos inquéritos a vários condutores e o resultado foi curioso. É que, apesar do estudo ser feito com base em condutores norte-americanos, a diferença não será assim tanta. Ora vejamos.
A investigação Tech Experience Index chegou à conclusão que mais de um terço das tecnologias avançadas que encontramos nos automóveis são 'esquecidas' nos primeiros três meses após a sua aquisição. Indo mais a fundo nas funcionalidades, 61% dos condutores que responderam ao inquérito afirmara que nunca utilizaram os mercados digitais, e 51% referiu até que não precisa desta funcionalidade.
Além disto, outra das ofertas tecnológicas menos 'queridas' por parte dos condutores são os sistemas que têm como objetivo facilitar a comunicação entre condutor e passageiros. 52% dos condutores afirmou que nunca os utilizou e 40% está disposto a abdicar dos mesmos. Também com poucos fãs está o controlo do sistema de infoentretenimento através de gestos. Em cada 100 automóveis, 41 apresentam queixas.
Por outro lado, não se pode afirmar que a tecnologia não trouxe grandes evoluções a quem conduz. Trouxe e isso também ficou latente no estudo. As tecnologias preferidas dos condutores inquiridos são as câmaras traseiras e de 360º, tal como as funções 'one-pedal driving' nos automóveis elétricos.
Leia Também: Honda já trabalha num carro voador e faz mira a 2030
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com