A pensar comprar carro em 2.ª mão? Não descure este importante indicador
Perceber os quilómetros reais do carro é fundamental para fazer (ou não) uma boa compra.
© iStock
Auto Compra
Comprar um automóvel terá sempre de ser uma tarefa bem pensada e planeada, de modo a que possa fazer o melhor negócio possível. Há vários cuidados a ter, principalmente na compra de um veículo usado, um dos quais, e talvez dos mais importantes, a quilometragem.
Ter muitos quilómetros nem sempre é sinónimo de que o automóvel esteja já perto do seu fim de vida. Por vezes, um veículo com menos quilómetros pode ter mais desgaste em certos componentes do que um com mais quilometragem.
Tente primeiramente perceber se o automóvel era utilizado numa condução mais urbana e com curtos trajetos ou se era usado em viagens longas. Realizar 150 mil quilómetros muitas das vezes em 'pára-arranca' ou em auto-estradas não é, de todo, a mesma coisa.
Depois, o mais importante: saber se os quilómetros são reais. Para tentar certificar-se da real quilometragem pode pedir uma Certidão de Inspeção ao IMT (Instituto de Mobilidade de Transporte), caso o veículo seja nacional.
Se o automóvel tiver matrícula estrangeira, o melhor a fazer é obter informações junto do AutoDNA ou VIN-INFO. Neste caso, além da matrícula, necessita também do VIN - número de identificação do veículo - que consta no DUA (Documento Único Automóvel), conhecido também como o 'livrete'.
Leia Também: Honda CRX com apenas 17 quilómetros está à venda em Portugal
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com