BMW vai utilizar esterco de vaca para criar eletricidade. Sim... leu bem
Projeto visa fornecer energia aos veículos elétricos da Califórnia e gerar um ar mais limpo no estado norte-americano.
© BMW
Auto BMW
A BMW juntou-se à California Bioenergy (CalBio) para um projeto inovador que vai aproveitar o esterco das vacas nas grandes produtoras de lacticínios para gerar eletricidade e assim alimentar os veículos elétricos da marca.
Nesta fase, o projeto inclui um acordo com a quinta Bar 20 Dairy e visa criar energia de forma sustentável e eliminar o metano das fezes do gado bovino, que tanto afeta a qualidade do ar e que contribui para instabilidade climática. Para isso, a BMW e a CalBio vão utilizar a mais recente tecnologia de biodesgestores, que decompõe matéria orgânica, e que neste caso vai alimentar a rede elétrica através do biogás produzido a partir do metano.
As reduções de emissão de metano na referida quinta Bar 20 Dairy, quando aliadas à criação de energia renovável, resultam na reduções de emissões de carbono equivalentes ao fornecimento de energia para mais de 17 mil veículos elétricos por ano.
O que torna o digestor da quinta de laticínios Bar 20 Dairy único é a forma como esta tecnologia cria eletricidade renovável "ultralimpa" no local. O sistema produz duas vezes mais eletricidade do que os geradores convencionais com a mesma quantidade de biogás. O objetivo da BMW passa agora por continuar este processo noutras quintas de grande porte nos EUA.
“A nossa parceria com a CalBio representa uma forma inovadora de ajudar a aumentar o investimento em energia renovável, que não só abastece os nossos veículos com energia limpa, mas que também reduz as emissões de metano em quintas de produção de laticínios e traz uma nova fonte de receita para as comunidades agrícolas. Esperamos expandir este modelo no futuro e investir mais em biodigestores nas quintas em todo o país [EUA], tal como continuar a fornecer energia limpa aos condutores de veículos elétricos", referiu Adam Langton, chefe dos serviços energéticos da BMW na América do Norte.
Leia Também: Foi com este Cadillac que Ronaldo deu nas vistas na Avenida da Liberdade
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com