As imagens são reais. BMW apresenta carro que muda de cor em segundos
De branco para preto, ou de preto para branco... em segundos.
© BMW
Auto BMW
Com certeza já pensou num automóvel que pudesse trocar de cor em breves segundos, certo? Uma espécie de pensamento imaginativo que... deixou de o ser. A BMW apresentou uma nova tecnologia, na CES 2022, em Las Vegas, que permite ver o modelo iX trocar de cor em segundos.
Deixemos as questões legais ainda de fora, uma vez que esta tecnologia ainda não está implementada. A BMW garantiu que esta será uma discussão a ter com as autoridades competentes, mas que por enquanto o importante era dar a conhecer ao mundo esta nova tecnologia.
Com recurso ao E Ink, uma tinta eletrónica, este iX Flow passa de totalmente branco para totalmente preto numa questão de segundos.
WOWZA. #BMW unveils technology that allows vehicle to change exterior color at CES 2022 #CES #BMWCES #CES2022 pic.twitter.com/1VOSM1etdK
— Josh Benson (@WFLAJosh) January 5, 2022
A coloração eletroforética, é assim que se designa, é baseada numa tecnologia desenvolvida pela E Ink, a tinta eletrónica que mencionámos, enquanto o revestimento do BMW iX Flow contém milhões de microcápsulas, com um diâmetro equivalente à espessura de um cabelo. Estas podem ser controladas de forma individual.
Cada uma das microcápsulas contém pigmentos brancos com carga negativa e pigmentos pretos com carga positiva. Dependendo da configuração escolhida, a estimulação através do campo elétrico faz com que os pigmentos brancos ou pretos se acumulem na superfície da microcápsula, dando a cor desejada à carroçaria do carro.
Para realizar esta mudança basta carregar num botão. Sim, tão fácil como isso. Aos olhos do utilizador, claro. Além disto, a BMW garante ainda que esta tecnologia é amiga do ambiente. Seria estranho se não fosse, dada a aposta recente da marca nos veículos elétricos e de emissões zero.
“Para já, estamos a trabalhar na transição entre carroçarias pretas e brancas. Queremos mostrar que no futuro as experiências digitais [nos automóveis] não se vão limitar aos ecrãs. Com o BMW iX Flow, estamos a dar vida à carroçaria de um automóvel", disse Frank Weber, chefe do departamento de investigação e desenvolvimento da BMW.
Já Stella Clarke, chefe do projeto BMW iX Flow, falou sobre a robustez e durabilidade deste sistema. Riscos? Podem acontecer.
“A carroçaria não é imune a riscos. Se a cor não muda, o risco vai ser visível, mas é preciso ser um risco muito profundo para impedir a tecnologia de funcionar", afiançou.
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com