Nova fábrica. Volvo dá novo (e enorme) passo para a eletrificação
Nova fábrica de produção de baterias irá criar 3.000 novos postos de trabalho.
© Volvo
Auto Volvo
A Volvo e a Northvolt escolheram a cidade de Gotemburgo, na Suécia, para a construção de uma nova fábrica de produção de baterias cujo início das operações está previsto para 2025. Esta unidade irá criar 3.000 novos postos de trabalho e será complementada por um Centro de Investigação e Desenvolvimento que ambas as empresas já anunciaram no passado mês de dezembro.
Com o intuito de produzir e vender apenas modelos puramente elétricos a partir de 2030, este é um grande passo para o cumprir do objetivo para a Volvo.
A construção da fábrica terá início em 2023 e esta destina-se a produzir baterias ainda mais sustentáveis que irão equipar a próxima geração de modelos elétricos da Volvo e da Polestar.
Com uma capacidade potencial anual de até 50 gigawatt hora (GWh), será capaz de responder e suportar o fornecimento de baterias para aproximadamente meio milhão de automóveis por ano.
“A nossa parceria para células de bateria com a Northvolt é fundamental para as nossas ambições estratégicas de eletrificação. Pretendemos liderar o segmento dos automóveis premium elétricos e só iremos vender viaturas puramente elétricas a partir de 2030", afirmou Håkan Samuelsson, diretor executivo do Grupo Volvo Car.
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com