Baterias quânticas podem carregar mais rápido do que meter gasolina
Baterias quânticas podem ser carregadas 200 vezes mais rápido do que as convencionais.
© Shutterstock
Auto Elétricos
O tempo de carregamento de um veículo elétrico continua a ser visto por muitos como um ponto negativo neste tipo de automóveis isentos de emissões de carbono. No entanto, tudo pode estar prestes a mudar num futuro próximo.
Uma equipa de investigadores do Centro de Física Teórica de Sistemas Complexos do Instituto de Ciência Básica (IBS) quis rumar ao campo da física quântica para melhorar este tempo de carregamento de veículos elétricos.
Com base em estudos passados, a equipa de cientistas resolveu juntar várias referências e chegaram à conclusão de que baterias quânticas podem resolver, em grande parte, o problema do tempo de carregamento. Isto porque ao contrário das baterias convencionais, as quânticas podem ter as suas células carregadas ao mesmo tempo, de forma coletiva, enquanto as células das baterias convencionais são carregadas de forma independente, o que atrasa o processo.
O benefício deste carregamento coletivo de células é tido em conta por uma medida chamada “vantagem de carregamento quântico”.
Após vários testes teóricos, a equipa do IBS chegou à conclusão que quanto maior for a bateria quântica, maior é a redução no tempo de carregamento. Como exemplo, os cientistas dizem que o carregamento de uma bateria quântica pode ser 200 vezes mais rápido que uma bateria de 200 células tradicional.
Com base nos dados recolhidos, carregar um elétrico em casa poderia passar das 10 horas para apenas... três minutos. Já numa estação de carregamento de alta velocidade, um carregamento de trinta minutos poderia passar a ser de alguns segundos.
Contudo, por mais inovador que isto possa parecer, é uma tecnologia que precisa ainda de muitas respostas. As tecnologias quânticas necessitam ainda de vários anos de pesquisa, antes de serem colocadas como uma alternativa válida para veículos elétricos.
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com