Três saídas de escape no GR Corolla? Há uma explicação
Engenheiros da Toyota tiveram de encontrar solução para ter uma alta potência neste bloco, obedecendo às normas de emissões de CO2 e ao ruído provocado.
© Toyota Gazoo Racing
Auto Toyota
Apresentado na passada semana, o Toyota GR Corolla deu nas vistas pelo seu design agressivo e arrojado para a qual contribuem, também, as três saídas de escape que possui. Apenas estético ou servem um propósito? Muitos questionaram e, segundo o The Drive, há uma razão para o desportivo nipónico apresentar uma saída extra ao centro.
O GR Corolla está equipado com o bloco G16E-GTS, de três cilindros em linha e 1,6 l de capacidade. E este para debitar um máximo de 304 cv de potência, o sistema de escape teve de ser ser mais eficiente. Como? Foi preciso diminuir a contrapressão dos gases no interior do escape e, por isso, foi adicionada uma terceira saída, como explicou o engenheiro-chefe da Toyota.
Se não sabe do que se trata a contrapressão, nós explicamos. A contrapressão é a força que se opõe à saída de gases do motor. Esta é sempre controlada através do formato, do tamanho ou do comprimento dos tubos que compõem o sistema de escape.
"Acima de uma determinada rotação do motor, há uma válvula que controla o fluxo de gases. Então, quando esta abre, ela permite que os gases sejam expelidos pela saída de escape colocada ao centro", explicou Naoyuki Sakamoto, engenheiro da Toyota.
É desta forma que o motor do Toyota GR Corolla vê o seu rendimento aumentado e as emissões de CO2 são controladas. Sakamoto afiançou que a configuração do escape permitiu aos engenheiros da Toyota aumentarem a potência do bloco G16E-GTS em aproximadamente 32 cv adicionais.
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com