Será este o sistema mais inútil presente num automóvel?
São já muitos modelos novos que têm este sistema integrado.
© Nissan
Auto Tecnologia
A partir de 2018/2019, sensivelmente, muitos automóveis novos passaram a ter uma tecnologia que tem como principal objetivo alertar o condutor para um caso de possível fadiga. No caso da Nissan, por exemplo, é denominado de "Alerta Inteligente do Condutor".
Este sistema contabiliza as horas de condução e recomenda ao condutor, através de uma mensagem no painel de instrumentos, fazer uma pausa. Em alguns casos, o automobilista é até aconselhado a ir tomar um café.
Não podemos dizer que a ideia saiu ao lado ou que o objetivo não é percetível, porque é. No entanto, a pergunta que colocamos é: Quantos condutores seguem o recomendado? Não temos base cientifica para o afirmar, mas a verdade é que devem ser poucos ou até mesmo nenhuns.
Ainda assim, mesmo que não siga o conselho deste sistema tecnológico, uma coisa é certa. O condutor apercebe-se de que já está a conduzir a algumas horas e isto poderá servir-lhe de lembrete. Porém, considera que este é um extra que lhe faz falta ou acaba por ser um dos mais inúteis desenvolvidos nos últimos anos? Deixe-nos a sua opinião na caixa de comentários abaixo.
Leia Também: Afinal, quanto gastamos a mais por ligar o ar condicionado no carro?
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com