Meteorologia

  • 23 NOVEMBER 2024
Tempo
19º
MIN 13º MÁX 22º

Lightyear 0, o carro movido a energia solar, vai entrar em produção

Start-up neerlandesa conseguiu recolher 86 milhões de euros e vai dar início à produção deste veículo.

Notícias ao Minuto

09:38 - 06/09/22 por Notícias ao Minuto

Auto Lightyear

Dá pelo nome de Lightyear 0, conta com cinco lugares, pode ir dos 0 aos 100 km/h em menos de 10 segundos e é... movido por energia solar. A start-up neerlandesa Lightyear já tinha apresentado este modelo e fez agora saber que já conseguiu angariar 86 milhões de euros para dar 'vida' a este veículo elétrico capaz de se movimentar com energia vinda do sol.

De um protótipo vão passar a existir 946 unidades, uma vez que o processo de produção vai arrancar brevemente na Finlândia. O Lightyear 0, apresentado pela primeira vez em junho deste ano, tem cinco metros quadrados de painéis solares colocados no teto e no capô.

Um carregamento pode dar uma autonomia máxima na ordem dos 700 km e se já se questiona quanto é que poderá custar este automóvel movido a energia solar, temos a resposta para si: 250.000 euros.

No total, foram mais de seis anos a desenvolver o Lightyear 0, que está cada vez mais perto de ver iniciada a sua produção.

"Os carros elétricos são um passo na direção certa, mas têm um problema de escala. Até 2030, podemos esperar 84 milhões de veículos elétricos nas estradas da Europa. Não há forma de o esconder, o acesso às estações de carregamento não acompanhará a procura de carros elétricos. Para minimizar a utilização de plug-in e maximizar o alcance, a estratégia da indústria, até agora, tem sido a de adicionar baterias", começou por referir Lex Hoefsloot, cofundador e CEO da Lightyear.

"Isso aumenta a pegada de carbono da produção e, por sua vez, o peso e a necessidade de estações de carregamento de alta potência. A nossa estratégia muda essa abordagem. Lightyear 0 oferece mais alcance com menos bateria, o que reduz o peso e as emissões de dióxido de carbono por veículo", acrescentou.

De acordo com a Lightyear, este modelo pode ser conduzido durante semanas ou meses, sem que seja necessário carregar a parte elétrica. Isto, porque está preparado para percorrer até 70 km por dia e até 11.000 km por ano, alimentado pela energia recolhida pelos painéis fotovoltaicos.

Equipado com uma bateria de 60 kWh, o consumo anunciado está na ordem dos 10,5 kWh/100 km. O Lightyear 0 tem uma autonomia na ordem dos 700 km e uma velocidade máxima de 150 km/h.

Recomendados para si

;

Gosta de automóveis? Toda a informação num clique

Seja a Gasolina, diesel, elétricos, hidrogénio e dicas, acompanhe as mais recentes novidades sobre desporto motorizado

Obrigado por ter ativado as notificações de Auto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório