BMW anuncia novas baterias com mais 30% de autonomia e menos custos
Preços vão reduzir em cerca de 50%.
© BMW
Auto BMW
A BMW já trabalha os elétricos da próxima geração, que chegarão em meados desta década. Assentes na nova plataforma Neue Klasse, a fabricante alemã anunciou esta sexta-feira que irá incorporar novas baterias cilíndricas, em que a autonomia aumentará perto de 30% em relação às atuais.
A BMW vai redesenhar o formato das células, que passarão a ser redondas ao contrário das atuais, que têm formato prismático. A fabricante da Baviera afirma que as células da bateria terão um diâmetro de 46 milímetros e duas alturas disponíveis diferentes. As células terão incluído mais níquel, enquanto o cobalto será reduzido.
Entre outras mudanças, a plataforma Neue Klasse também introduzirá um sistema elétrico de 800 volts, o que vai otimizar a forma como a energia é fornecida às estações de carregamento rápido DC. Isto faz a BMW prometer que os tempos de carregamento de 10 a 80% vão ser reduzidos em aproximadamente 30%.
Além disto, com as novas baterias, a BMW quantifica que será possível que os seus veículos passem a ter mais 30% de autonomia. Se isto é bom, o facto de saírem a metade do preço em relação às atuais para a fabricante alemã faz com que esta seja uma evolução ainda mais positiva.
Para a produção de novas baterias, a BMW anunciou a abertura de novas fábricas na Europa e na China, com uma capacidade total anual projetada de até 20 GWh. Também mais duas fábricas de produção de células serão construídas na América do Norte.
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com