Audi desenvolve filtro de partículas inovador que melhorará o ambiente
Sistema conta uma elevada percentagem de resíduos reciclados.
© Audi
Auto Audi
A Audi está a trabalhar num projeto-piloto com o fornecedor Mann+Hummel para desenvolver um filtro de partículas para automóveis elétricos que recolhe as partículas da área circundante. Tanto durante a condução como no carregamento, este já vai ajudar a melhorar a qualidade do ar das cidades, durante esta primeira fase de testes. Esta tecnologia inovadora será demonstrada no GreenTech Festival, em Londres.
Este sistema funciona de forma semelhante aos sistemas estáticos que já estão em uso em algumas cidades. A versão móvel assegura não só a absorção das próprias emissões do automóvel, mas também as de outros veículos - precisamente onde são geradas.
O filtro é integrado no fluxo de ar existente no veículo à frente do radiador, de forma a que apenas sejam necessárias algumas modificações no veículo, mantendo os custos baixos. O elemento do filtro é controlado através da entrada de ar de refrigeração comutável e a sua função mecânica é comparável à de um aspirador. Através de um princípio semelhante, as partículas permanecem presas no filtro e o ar ainda pode fluir através dele.
O filtro é fácil de manter e só deve ser substituído quando o intervalo de serviço regular tiver sido atingido. Uma análise do ciclo de vida de todo o sistema de filtro mostrou que representará 14,9 quilogramas de equivalentes a CO2. Além disso, o próprio filtro é composto por 15% de material reciclado e todo o sistema é 60% reciclado.
Depois de mais de 50.000 quilómetros de testes de resistência no Audi e-tron, comprovou-se que os filtros não têm qualquer efeito negativo no funcionamento do veículo elétrico.
Lançado em 2020, este projeto terá a duração de quatro anos. Até à data, o filtro tem sido utilizado em veículos de teste Audi e-tron.
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com