Volvo EX90 vai omitir informação desnecessária durante a condução
Com vista à segurança.
© Volvo
Auto Volvo
O Volvo EX90, novo elétrico da marca sueca com apresentação marcada para dia 9 de novembro, terá ao centro um grande ecrã com acesso à informação, aos meios de comunicação e ao telefone, bem como aos controlos e outras ações mais comuns. Existirá também uma barra contextual especial, capaz de sugerir as ações que façam mais sentido em determinada situação específica que irá variar em função de se estar estacionado, a conduzir, ou numa chamada telefónica.
Para informações mais focadas na condução, tais como direção, velocidade e detalhes sobre a autonomia, existe um segundo ecrã, mais pequeno, atrás do volante. Este painel de instrumentos será capaz de contextualizar a mudança de um modo de condução para outro, certificando-se de que o condutor saiba o que esperar do automóvel - e vice versa.
"Trata-se de fornecer a informação certa na altura certa. Queremos que a experiência de condução seja concentrada, simples e segura. Uma vez que o automóvel é capaz de compreender, melhor do que nunca, o ambiente circundante e o condutor, podemos criar uma situação ainda mais segura, reduzindo a confusão, a distração e a sobrecarga de informação", afirmou Thomas Stovicek, diretor do departamento de UX da Volvo.
Ao combinar a capacidade de deteção exterior e interior, com o software desenvolvido internamente pela marca e o processamento central do automóvel, a Volvo conseguiu construir um novo nível de compreensão do condutor e do mundo ao redor do veículo. A ambição é que o automóvel seja capaz de ler cada situação e de fornecer as informações de uma forma contextualizada baseada nesses inputs.
O automóvel servirá de apoio ao condutor através de um conjunto de sensores de última geração capaz de fornecer uma visão 360º do ambiente circundante, permitindo reagir, de uma forma proactiva, às coisas que se passam à sua volta, mesmo quando o modo de condução assistida esteja inativo.
Em modo de condução assistida, o apoio é diferente. O automóvel irá informar, de uma forma contínua, sobre o que está a ver efetivamente, e sobre que informações está a atuar. Para além de fornecer apoio à direção e ajudar a manter uma velocidade constante, irá ajudar também em mudanças de faixa de rodagem.
A Volvo adianta ainda que o EX90 vai estar preparado, a nível de hardware, para a condução autónoma não supervisionada.
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com