Já há 1.000 postos de hidrogénio no mundo. E em Portugal?
China, Japão e Coreia do Sul têm apostado no hidrogénio como opção de combustível.
© Shutterstock
Auto Hidrogénio
O hidrogénio poderá ser uma solução a longo prazo? A resposta a esta pergunta continua sem resposta, mas a aposta de vários países e fabricantes nesta tecnologia tem sido verificada, por exemplo, com o lançamento de vários veículos movidos a hidrogénio.
Segundo o último estudo da Information Trends, já foi ativado o posto de abastecimento número 1.000 do mundo. Um pequeno marco que, na era da eletrificação, não deixa de ser assinalável.
Japão, China, Coreia do Sul ou mesmo Alemanha têm feito uma aposta maior no hidrogénio. No entanto, EUA, Espanha ou Itália vêm logo a seguir. E Portugal?
Neste momento existe apenas uma estação de hidrogénio aberta ao público. Situa-se em Cascais e dá pelo nome de DRHYVE e foi instalada pela PRF Gas Solutions.
No entanto, esta estação deixará de ser única dentro em breve. O governo português pretende que entre 50 e 100 estações de reabastecimento de hidrogénio estejam operacionais até 2030, de acordo com a Estratégia Nacional de Hidrogénio (EN-H2), aprovada em Julho de 2020.
Leia Também: Exclusivo. Descobrimos a verdadeira história do primeiro carro de Ronaldo
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com