Este Lancia Stratos esteve fechado numa garagem durante 33 anos
Estará em leilão no próximo mês de março.
© Gooding & Company
Auto Lancia
A Lancia lançou na década de 70 o Stratos, carro que fez história no Mundial de Ralis (WRC). Antes de o colocar em competição, a marca italiana viu-se obrigada a lançar uma pequena produção de 500 unidades que permitissem a homologação deste modelo.
Assim o fez e das 500 unidades só 492 foram vendidas, sendo a da imagem acima uma delas. O Lancia Stratos HF Stradale de que falamos foi o número 44 a sair da linha de montagem (chasis 001544) e o primeiro proprietário dava pelo nome de Giuseppe Capra. Após seis anos e 20.000 quilómetros, Giuseppe decidiu vendê-lo em 1980. Massimo Lotti, o segundo proprietário, rematriculou-o em Roma e fez ainda bastantes quilómetros com o Stratos, tendo em conta o carro que é.
Foram cerca de 50.000 quilómetros em apenas quatro anos até que... foi colocado numa garagem e lá permaneceu durante muitos anos. Foram 33 para ser mais preciso. De 1984 a 2017, este Stratos HF Stradale foi mantido numa garagem, sem grande razão aparente.
O proprietário passou da sua utilização diária ou quase diária para a não utilização. Não é conhecido quem o recuperou, mas neste momento sabemos que o carro depois desse ano de 2017 rumou aos EUA, onde ficou até hoje.
No próximo mês, nos dias 2 e 3 de março, este raro e quase único automóvel vai estar em leilão em Amelia Island, nos EUA. É esperado um valor de venda na ordem dos 700.000 euros.
Recorde-se que o Lancia Statos HF Stradale estava equipado com um bloco V6 de 192 cv, de origem Ferrari.
Leia Também: Em excesso de velocidade num radar? Há forma de saber se foi multado
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com