Meteorologia

  • 23 NOVEMBER 2024
Tempo
20º
MIN 13º MÁX 22º

Alemanha vê combustíveis sintéticos como solução a partir de 2035

País pede diretrizes à UE, de forma a que os combustíveis sintéticos possam evitar o fim da venda de carros com motor de combustão.

Alemanha vê combustíveis sintéticos como solução a partir de 2035
Notícias ao Minuto

09:07 - 03/03/23 por Notícias ao Minuto

Auto Combustíveis sintéticos

A União Europeia aprovou a venda de automóveis com motor de combustão interna a partir de 2035. Uma medida que não agrada a todos os países, como é o caso da Alemanha, um dos mais influentes na indústria automóvel.

De acordo com o governo germânico, os combustíveis sintéticos podem ser vistos como uma solução para a permanência dos motores a combustão. No entanto, para isso realmente ser uma possibilidade, a UE deveria dar algumas diretrizes sobre a forma como as fabricantes poderiam adotar este tipo de solução.

"A Comissão deveria apresentar uma proposta relativa à forma como os e-fuels podem ser usados, ou como os motores de combustão interna que são alimentados com combustíveis neutros em carbono podem ser utilizados", referiu Michael Theurer, secretário de estado alemão, citado pela agência Reuters.

O futuro a curto prazo são os elétricos, a Alemanha não o nega, apesar de ver possibilidades de futuro no que diz respeito aos combustíveis sintéticos.

"A tecnologia fuel cell a hidrogénio e os combustíveis sintéticos serão necessários, especialmente nos veículos pesados", reiterou ainda.

Os combustíveis sintéticos são produzidos com recurso à captura de dióxido de carbono da atmosfera, que depois é combinado com hidrogénio obtido de fontes renováveis, como é o caso da energia eólica.

A Porsche recentemente inaugurou uma fábrica de combustíveis sintéticos no Chile, em que numa fase piloto serão produzidos 130.000 litros por ano. Após esta fase, a primeira expansão levará o projeto no Chile até aos 55 milhões de litros por ano, previstos para meados da década. Cerca de dois anos mais tarde, prevê-se que a capacidade seja de 550 milhões de litros.

"A Porsche está empenhada num caminho duplo: a e-mobilidade e os eFuels como tecnologia complementar. A utilização de eFuels reduz as emissões de CO₂. Ao olhar para todo o setor de transportes, a produção industrial de combustíveis sintéticos deve continuar a ser promovida a nível mundial. Com a fábrica piloto de eFuels, a Porsche desempenha um papel de liderança neste desenvolvimento", disse Barbara Frenkel, membro da direção da Porsche.

Recomendados para si

;

Gosta de automóveis? Toda a informação num clique

Seja a Gasolina, diesel, elétricos, hidrogénio e dicas, acompanhe as mais recentes novidades sobre desporto motorizado

Obrigado por ter ativado as notificações de Auto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório