Mercedes-Benz vai reciclar milhares de baterias em fábrica da marca
Capacidade anual deverá rondar as 2.500 toneladas e a taxa de recuperação será superior a 96%.
© Mercedes-Benz
Auto Mercedes-Benz
Há uma nova fábrica inovadora de reciclagem de baterias em Kuppenheim, na Alemanha. Pertence à Mercedes-Benz e visa reduzir o consumo de recursos naturais e estabelecer um ciclo fechado nas matérias-primas para o fabrico de baterias com a reciclagem das mesmas.
De acordo com o comunicado da marca, está previsto arrancar com a primeira fase de funcionamento - desmantelamento mecânico de baterias de veículos elétricos - no final deste ano.
"Em função do resultado das promissoras discussões com o setor público, apenas alguns meses mais tarde será criada uma instalação-piloto de hidrometalurgia", informa ainda a Mercedes-Benz.
Esta é a primeira vez na Europa que uma empresa do setor inaugura uma fábrica para o conceito único de reciclar baterias. A Mercedes-Benz anunciou ainda que está a investir dezenas de milhões de euros na construção da central elétrica neutra em CO2, que é financiada pelo Ministério da Economia e Proteção Climática da Alemanha no âmbito de um projeto de investigação científica. Ou seja, esta fábrica será totalmente neutra em emissões de carbono.
No futuro, a fábrica de reciclagem de baterias da Mercedes-Benz em Kuppenheim vai abranger todos os passos de reciclagem de baterias, desde o desmantelamento ao nível dos módulos, passando pela trituração e secagem, até ao processamento das matérias-primas finais para o fabrico de baterias. O processo hidrometalúrgico vai ter, segundo a marca, uma taxa de recuperação superior a 96% que permite uma "verdadeira economia circular das matérias-primas para o fabrico de baterias".
A fábrica-piloto deverá ter uma capacidade anual de 2.500 toneladas e os materiais reciclados serão reintroduzidos no ciclo de reciclagem para a produção de mais de 50.000 módulos de bateria para os novos modelos da Mercedes-Benz. A fabricante alemã, revela ainda, que a médio e longo prazo os volumes de produção poderão ser expandidos.
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com