CATL apresenta bateria com densidade recorde. Até dá para aviões
Chega a uma potência de 500 Wh/kg.
© Getty Images
Auto CATL
No Salão Automóvel de Shanghai, realizado na China, a CATL apresentou uma bateria com uma densidade recorde de 500 Wh/kg.
Foi apresentada como uma bateria "condensada" e o objetivo desta é alcançar o máximo resultado possível na relação entre o peso e quantidade de energia armazenada.
Para melhor compreender o nível de densidade, esta bateria apresenta uma densidade 1,5 vezes superior às atuais. As novas baterias 4680 da Tesla, por exemplo, oferecem uma densidade energética estimada em 296 Wh/kg.
Com eletrólitos condensados altamente condutores capazes de criar uma estrutura auto-adaptativa que se vai adaptando às forças a que está sujeita, esta melhora o desempenho de todas as condições da bateria.
De acordo com a CATL, a bateria dispõe ainda de materiais catódicos com um nível alto de densidade e é fiável e segura ao longo do seu tempo de utilização, conforme adianta a marca.
Contudo, não só para automóveis foi pensada esta 'super bateria'. É que se uma aeronave convencional possui baterias com uma capacidade de 400 Wh/kg, esta, como já reparou, possui mais 100 Wh/kg e pode, segundo a CATL, ser equipada numa aeronave.
"O lançamento desta tecnologia de ponta quebra os limites que há muito restringem o desenvolvimento do setor de baterias e abrirá um novo cenário de eletrificação centrado num alto nível de segurança e leveza", escreveu a CATL em comunicado.
A empresa chinesa já está em contacto com várias fabricantes e esta nova bateria pode chegar ao mercado ainda durante o ano de 2023.
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com