UVE apela para que incentivos à compra de elétricos não acabem
Associação alerta para o facto de o parque automóvel em Portugal ter apenas 1% de veículos 100% elétricos.
© Shutterstock
Auto UVE
A Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos (UVE) manifestou-se contra o fim dos incentivos à compra de elétricos, que podem ser substituídos por um subsídio no carregamento dos mesmos.
A UVE alertou o Governo para o estado atual do parque automóvel e para a importância da continuidade dos incentivos.
"O Parque Automóvel Circulante de Veículos 100% Elétricos ligeiros de passageiros em Portugal é de 1%. Falta-nos muito caminho para eletrificarmos a totalidade dos veículos ligeiros de passageiros em circulação. Falta-nos 99%! É preciso acelerar esta transição. No total das vendas de veículos ligeiros de passageiros novos, nos primeiros quatro meses de 2023, apenas 15% são adquiridos por pessoas singulares, os particulares. Sendo que os restantes 85% referem-se às pessoas coletivas, as empresas, que detêm um pacote muito significativo de Incentivos e Benefícios Fiscais, como sejam a Isenção de IVA e de Tributação Autónoma em sede de IRC, além do Incentivo à Aquisição de Veículos Ligeiros de Mercadorias", lê-se no comunicado da UVE.
A Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos deixou ainda vários alertas, sendo que o primeiro dos quais se prende com o possível aumento dos atuais 5.200.000 euros utilizados para os incentivos à aquisição de veículos, o que acompanharia o que acontece na generalidade dos países europeus.
Além disto, a UVE destaca a importância de ajudar no financiamento da conversão de um automóvel a combustão para um 100% elétrico, tal como "diminuir o teto atual de 62.500 euros do preço de venda ao público deste tipo de veículos, para que os particulares possam apresentar as suas candidaturas para a aquisição de veículos com um valor máximo de venda ao público inferior".
Por fim, a UVE sugere ainda ao Governo "majorar o Incentivo à Aquisição desta tipologia de veículos quando seja entregue para abate um ligeiro de passageiros com motor de combustão interna" e ainda "dinamizar os incentivos à substituição dos táxis com motores de combustão interna, assim como de incentivos à aquisição de veículos 100% elétricos pelos operadores de TVDE".
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com