CATL lança bateria elétrica que carrega 400 km em 10 minutos
Mercado dos elétricos prestes a dar o salto em breve?
© CATL
Auto CATL
Chama-se Shenxing e é a bateria que pode mudar para sempre o mundo dos veículos elétricos. A CATL, empresa chinesa especialista na produção de baterias, anunciou na quarta-feira o lançamento de uma nova bateria LFP (fosfalto de ferro-lítio) de carregamento rápido. Segundo a CATL, esta é a primeira bateria do mundo com estas características.
A empresa promete autonomias na ordem dos 700 quilómetros e avança que bastam 10 minutos de carga para obter 400 km de autonomia.
“Esperamos que, através de esforços contínuos para melhorar a tecnologia e reduzir custos, a Shenxing se torne um produto padrão disponível para todos os veículos elétricos”, afirmou Gao Han, diretor técnico da divisão de automóveis elétricos da CATL, citado pela Reuters.
A produção em massa desta nova bateria vai arrancar no final de 2023 e, ao que tudo indica, haverá já em 2024 veículos a equiparem a Shenxing.
Recorde-se que a grande desvantagem das baterias LFP eram mesmo a menor autonomia e mais tempo de carregamento quando comparadas às baterias de iões de lítio, utilizadas em muitas marcas da Europa. Ultrapassadas estas debilidades, será que o preço inferior se irá manter? A CATL ainda não se pronunciou sobre o tema.
Recorde-se que marcas como a Tesla ou a BYD já utilizam estas baterias de fosfalto de ferro-lítio (LFP).
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com