Ações da BYD caem após Warren Buffett reduzir participação
A chinesa BYD, maior fabricante mundial de veículos elétricos, caiu hoje mais de 2%, na Bolsa de Valores de Hong Kong, após o investidor norte-americano Warren Buffett ter reduzido a sua participação para menos de 5%.
© Lusa
Auto BYD
As ações da BYD caíram 2,43% às 13:00 locais (06:00, em Lisboa) e atingiram o ponto mais baixo nos últimos dez dias, embora até agora este ano ainda tenham ganhos acima de 11%.
A descida de hoje segue-se à queda de terça-feira de mais de 3%, depois de a Bolsa de Valores de Hong Kong ter revelado na segunda-feira que a Berkshire Hathaway, empresa detida por Buffett, vendeu mais 1,4 milhões de ações da BYD em 16 de julho.
Esta última venda, de acordo com especialistas citados pelo portal de notícias de negócios Yicai, é suscetível de marcar o fim do investimento lucrativo de Buffett na BYD durante a última década.
O investidor norte-americano começou a reduzir a participação na empresa chinesa há quase dois anos, depois de as suas ações terem aumentado 30 vezes de preço.
É natural que Buffett procure colher os benefícios de retornos tão elevados, disse um analista de Hong Kong, citado pelo Yicai, observando que o investidor deverá vender gradualmente as ações que ainda controla. De acordo com o jornal, os regulamentos da Bolsa de Valores de Hong Kong não exigem que Buffett divulgue quaisquer outras vendas da BYD a partir de agora.
Em 2023, os lucros da BYD aumentaram 80% em termos anuais para mais de 4,1 mil milhões de dólares (3,8 mil milhões de euros). No último trimestre do ano, a empresa destronou a norte-americana Tesla como o maior vendedor mundial de veículos elétricos puros.
A empresa chinesa já tinha ultrapassado a Tesla como fabricante de elétricos em 2022, embora nesse caso a medição incluísse também os híbridos, um tipo de veículo que a empresa liderada por Elon Musk não fabrica.
Além da presença na China, onde é a número um no setor dos carros elétricos, a BYD tem vindo a investir fortemente na América Latina há anos e está presente em mercados de mais de 50 países, incluindo Portugal.
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com