Chegou a Portugal o novo Tesla Model Y Performance. É uma variante aprimorada do redesenhado Model Y apresentado no início do ano, estando já disponível em Portugal.
As novidades são muitas, desde o design exterior ao equipamento interior e às características de desempenho. Há um spoiler em fibra de carbono que incrementa a estabilidade a velocidades mais altas e o emblema 'Performance' na porta da bagageira.
Os painéis dianteiro e traseiro são específicos, tendo em conta a utilização em velocidades mais altas. Estes, para além das tampas dos espelhos, possuem acabamentos em preto brilhante.
Motorização e bateria
Este carro tem 460 cv de potência, conseguindo acelerar dos 0 aos 100 km/h em 3,5 segundos. A velocidade máxima situa-se em 250 km/h, ao passo que a autonomia atinge os 580 km (ciclo WLTP) graças a uma bateria atualizada com novas células e maior densidade de energia sem acrescentar peso. Assume-se como "um dos carros elétricos de performance mais eficientes atualmente disponíveis no mercado".
Chassis, suspensões e travões
Há novas molas, barras estabilizadoras e casquilhos, assim como um novo sistema de suspensão adaptativa da Tesla. Este recorre a um algoritmo de controlo novo.
Os modos de condução personalizáveis do Tesla Model Y Performance influenciam a suspensão adaptativa, mas também a assistência à estabilidade, a tração e os controlos de dinâmica. O fabricante promete um carro com "maior liberdade e uma experiência de condução mais envolvente" e personalizada pelo condutor.
Este modelo surge com pinças de travão Performance em vermelho, bem como jantes forjadas deslocadas de 21 polegadas Arachnid 2.0. Os tampões abertos integrados contribuem para uma melhor eficiência.
Interior
Por dentro do novo Tesla Model Y Performance, encontram-se bancos dianteiros Performance, com extensores elétricos das almofadas na zona das coxas para um melhor conforto. Os pedais são em alumínio. Esteticamente, destacam-se os encaixes no acabamento das portas e o painel de instrumentos em fibra de carbono.
Na parte da frente, há um ecrã tátil de 16 polegadas (nas outras versões do Model Y mede 15,4 polegadas), com resolução mais elevada. É aí que se podem ajustar os controlos do veículo ou até ver séries desde que o carro esteja parado.
O tejadilho panorâmico com vidro acústico, o ecrã tátil traseiro ou a reclinação elétrica dos bancos da segunda fila também fazem parte do equipamento de série - à semelhança do que acontece com os demais Model Y. As atualizações automáticas do software também estão associadas a este Tesla.
Disponibilidade
Fabricado na Gigafactory Berlin-Brandenburg em Berlim (Alemanha), o novo Tesla Model Y Performance já pode ser adquirido em Portugal, a partir dos 61.990 euros. As entregas começam em setembro. Também já é possível vê-lo ao vivo numa loja Tesla.
Leia Também: Rede de carregamento rápido da Tesla cresce 70% em Portugal