Max Verstappen já tem autorização para competir ao mais alto nível no mítico Nürburgring Nordschleife - depois de ter participado numa ronda das Nürburgring Langstrecken-Serie este fim de semana.
Mas a tarefa não foi fácil. O quatro vezes campeão do mundo de Fórmula 1 teve de passar por um exame teórico antes de entrar em pista, segundo o Motorsport.com. E esteve condicionado em termos de desempenho, tendo de pilotar um Porsche 718 Cayman GT4 CS de uma classe secundária e afinado para ter menor desempenho.
De modo a obter a licença A DMSB (Deutscher Motor Sport Bund) necessária, Verstappen teria de realizar pelo menos 14 voltas entre dois carros ao longo das quatro horas de corrida. Conseguiu completar a distância num dos carros em que estava inscrito, mas danos sofridos na qualificação impediram-no de estar no outro.
Ainda assim, o comité da DPN examinou o caso e decidiu conceder a licença A a Verstappen. Agora, o holandês já pode disputar corridas nas categorias mais altas no Nürburgring Nordschleife, podendo regressar às NLS dentro de duas semanas ao volante de um GT3 - podendo, então, ambicionar a lutar por resultados mais relevantes.
No sábado de manhã, Verstappen participou na qualificação e rodou em 10m21,591s à chuva, enquanto na corrida fez dupla com Chris Lulham. Acabaram na 27.ª posição absoluta entre mais de 100 carros e em sétimo da categoria Cup 3.
Ao seu site oficial, o piloto de Fórmula 1 da Red Bull comentou: "Estou contente por tudo ter corrido bem e por ter obtido a licença DMSB para o Nordschleife. Diverti-me, mas isso acontece sempre aqui. Foi também bom pilotar em condições de corrida com tráfego, quer de carros mais rápidos, quer de carros mais lento".
Ao longo do dia, Verstappen encontrou neutralizações várias desde bandeiras amarelas a bandeiras amarelas duplas, e passou por diversas condições - incluindo de chuva e de pista a secar: "Aprendi onde está mais ou menos a aderência e fiz também um arranque. Foi bom ganhar mais experiência neste circuito", rematou.
Leia Também: Domínio como o de Verstappen em Itália não se tinha visto este ano