Procurar

Petrolífera anuncia tecnologia para carregar carros em 10 minutos

A Shell é uma das maiores petrolíferas do mundo, mas não deixa de trabalhar, também, na área dos carros elétricos. E, agora, apresentou uma tecnologia de carregamento em menos de dez minutos.

Petrolífera anuncia tecnologia para carregar carros em 10 minutos

© EftiYunita / Shutterstock

Bernardo Matias
16/09/2025 20:00 ‧ há 2 dias por Bernardo Matias

A petrolífera britânica Shell anunciou um fluído térmico para baterias que permite recarregar os automóveis dos 10 aos 80 por cento em poucos minutos.

 

Fruto de uma colaboração com a RML Group, foi desenvolvida uma bateria de 34 kWh com o fluído térmico Shell EV-Plus Thermal Fluid, com tecnologia Shell Gas-to-Liquid (GTL).

O fluído em causa reduz as tensões térmicas e permite que as correntes de carregamento sejam significativamente mais altas. A promessa passa pela possibilidade de carregamento de 10 a 80 por cento da capacidade em menos de dez minutos - pelo menos, num ambiente de testes.

Estes fluídos térmicos da Shell não são condutores elétricos, o que segundo a empresa "facilita uma excelente transferência de calor ao preencher todos os espaços intrínsecos dentro do conjunto de bateria, maximizando o contacto direto entre o fluído e cada célula de bateria".

A tecnologia permite que a "geração de calor muito elevada associada ao carregamento rápido" seja suportada. Protege melhor contra "eventos térmicos adversos", com temperaturas consistentes e controladas no conjunto de bateria. Simplificando: o carregamento pode ser mais rápido, sem que o sobreaquecimento se torne num problema.

Baterias mais leves e pequenas

Segundo a Shell, "o arrefecimento por imersão permite baterias mais pequenas e mais leves, capazes de até cinco vezes mais autonomia" face aos carros elétricos mais tradicionais. E a rede de carregamentos atual pode ser usada.

Num exemplo dado, um carro leve e com desenho aerodinâmico com economia de 10 km/kWh pode recuperar 24 km de autonomia por minuto. Vários modelos elétricos atuais ficam-se pelos cinco quilómetros por minuto.

Para além da autonomia, o tempo de carregamento é uma das limitações vistas por muitos nos carros elétricos. Apesar de os carregamentos rápidos, super rápidos e ultra rápidos estarem a ficar cada vez mais comuns, ainda não competem com o tempo que leva a reabastecer um carro a gasolina.

Para além disso, a autonomia de muitos dos modelos ainda não é tão extensa como os automóveis híbridos ou de combustão. Assim, exigem uma ou mais paragens para recarregar a meio de percursos mais longos - aumentando, significativamente, a duração de uma viagem.

Leia Também: Estações de carregamento rápido de carros são "focos de poluição"

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com

Recomendados para si

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

IMPLICA EM ACEITAÇÃO DOS TERMOS & CONDIÇÕES E POLÍTICA DE PRIVACIDADE

Mais lidas

1

2

3

4

5

6

7

8

9

10