Em parceria com a SAIC, a Audi desenvolveu o E5 Sportback para a China. Foi lançado em pré-venda naquele país esta semana, por um preço equivalente a menos de 28 mil euros. Em apenas meia hora, registou 10.153 encomendas.
O número foi adiantado no perfil oficial das operações da Audi na China na rede social Weibo. Os preços são competitivos, começando nos 235.900 yuan (o equivalente a 28.053 euros, à taxa de câmbio atual).
E a autonomia anunciada é interessante para um carro elétrico nesta faixa de preços: as capacidades de bateria variam entre 76 kWh a 100 kWh, com autonomias que vão dos 618 km até 773 km. Cerca de metade da carga (370 km) pode ser reposta em dez minutos se usado carregamento ultra rápido.
Se por dentro há um ecrã panorâmico partilhado entre condutor e passageiro da frente, por fora há uma solução pouco convencional: os espelhos retrovisores tradicionais são substituídos por digitais integrados no habitáculo.
O sistema operativo Audi OS equipa o automóvel, proporcionando uma experiência intuitiva e diversas soluções de entretenimento e aplicações. Há conectividade com smartphones e assistência por inteligência artificial (Audi Assistant).
A aceleração dos 0 aos 100 km/h pode ser feita em 3,4 segundos, num Audi E5 Sportback disponível em quatro variantes. A tração pode ser traseira de motor único (220 kW/299 cv e 300 kW/408 cv) ou integral de dois motores (386 kW/525 cv e 579 kW/787 cv).
A segurança não é esquecida, com um sistema Audi 360 de assistência à condução com base em LiDAR. Há cruise control adaptativo, capacidade para identificar semáforos e iniciar mudanças de faixa desencadeadas pelo condutor, para além de monitorizar e intervir em situações de perigo ou acidente iminente. Há, igualmente, assistência ao estacionamento.
O Audi E5 Sportback funde uma nova interpretação da linguagem de design da marca alemã com referências à China (incluindo os arcos das rodas e a reinterpretação da Singleframe com a nova e futurista Audi Light Frame iluminada). O desenho é minimalista e não esquece formatos aerodinâmicos - incluindo um 'spoiler' frontal flutuante e a asa traseira, tal como as cortinas de ar.
Apenas disponível para a China, este Audi - ou, devemos dizer, AUDI? - pode já ser encomendado. No entanto, a chegada aos clientes só deverá acontecer em 2026.
Leia Também: CEO da Audi 'devoto' do carro elétrico: "É a melhor tecnologia"