Está quase a chegar aos concessionários europeus o novo Kia K4. Apenas disponível como 'hatchback', vem apresentar concorrência ao Volkswagen Golf. Pelo menos no Reino Unido, deverá estar já no último trimestre do ano.
Segundo a Autocar e o Auto Express, é um modelo que vem suceder ao Kia Ceed, embora o construtor sul-coreano garanta que não é esse o caso.
Motores
O novo Kia K4 chega com cinco motorizações, duas delas eletrificadas: motor 1.0 T-GDI a gasolina 'mild hybrid' e 1.6 T-GDI a gasolina que, numa fase mais adiantada de 2026, deverá ter uma opção 'full hybrid'.
O 1.0 T-GDI tem 115 cv de potência e está associado a uma caixa manual de seis velocidades, enquanto a variante 'mild hybrid' pode ter caixa automática de dupla embraiagem e sete velocidades - idêntica à que equipa o motor 1.6 T-GDI, que pode ter 150 ou 180 cv de potência.
Design agressivo
A Kia pretendeu ter um K4 com linhas agressivas, com base na filosofia de design 'Oposites United'. A linha de tejadilho flutuante é um dos destaques, enquanto a assinatura luminosa inspira-se na do EV9 totalmente elétrico.
Os puxadores das portas traseiras estão integrados no pilar C e escondidos. As jantes podem ser de 17 ou 18 polegadas, em liga, enquanto as capas dos espelhos retrovisores surgem em preto brilhante - tal como as soleiras laterais e as molduras dos arcos das rodas.
Em termos de dimensões, o novo carro asiático para a Europa tem 4.440 milímetros de comprimento e 1.850 milímetros de largura.
Interior
Espaçoso, o Kia K4 propõe 964 milímetros de espaço para as pernas no banco traseiro e 973 milímetros para a cabeça. O volante é de três raios e pode ter patilhas da transmissão incluídas.
Um ecrã panorâmico incorpora três ecrãs diferentes: dois de 12,3 polegadas (painel de instrumentos e tátil de infoentretenimento) e um de 5,3 polegadas para o controlo climático a bordo.
Os bancos dianteiros são aquecidos e ventilados, estofados com couro artificial biológico em preto. Em termos de carga, o porta-bagagens leva até 438 litros.
O Connected Car Navigation Cockpit (ccNC) junta a navegação, a multimédia e as configurações do automóvel, estando ainda disponível de série a ligação sem fios a smartphones via Apple CarPlay e Android Auto. É possível incluir um sistema de som Harman Kardon.
A tecnologia inclui, também, chave digital (Digital Key 2.0) e atualizações remotas (over-the-air), tal como assistência por voz baseada em Inteligência Artificial, reprodução de música ou hotspot wifi.
Segurança e assistência à condução
O novo 'hatchback' Kia K4 surge com um pacote de sistemas avançados de assistência à condução (ADAS). Este inclui monitorização de ângulo morto, assistente de prevenção de colisão em ângulo morto com recurso a sensores de radar, cruise control inteligente (Smart Cruise Control 2). Já o assistente de autoestrada (Highway Driving Assist 2.0) ajuda a manter a distância de segurança para o carro da frente e o automóvel centrado na faixa de rodagem e na mudança de faixa.
O pacote inclui assistência de prevenção de colisão dianteira, que ajuda a evitar ou mitigar o impacto de colisões com perigos detetados à frente do automóvel. Há, ainda, assistência de prevenção de tráfego cruzado traseiro e monitorização de visão nos arredores do veículo, que utiliza diversas câmaras para criar uma imagem tridimensional exibida no ecrã central.
Leia Também: Kia estreia dois novos elétricos na Europa no salão de Munique