De 3 a 5 de outubro, o Estoril Classics terá a sua nona edição. O evento, que celebra os automóveis clássicos, contará com 34 carros de Fórmula 1 de outras eras (26 vão competir), entre as várias atrações - ao assinalar os 75 anos do campeonato.
Em pista e exposição, estarão modelos dos primórdios da categoria rainha nos anos 1950 até a monolugares mais modernos do século XXI. Este ano, a Fórmula 1 comemora o 75.º aniversário.
Em termos de competição, há o Classic GP, o Classic Touring Challenge, assim como a Classic Endurance Racing e a Heritage Touring Cup. O programa é diverso em termos de tipologias de automóveis de competição históricos em ação, incluindo ainda a Sixties' Endurance, a 2.0 Litre Cup, o Gentleman Challenge e o Iberian Historic Endurance.
Quem quiser assistir a partir da bancada da reta da meta, pode fazê-lo gratuitamente, assim como acontece com as crianças até aos 15 anos (acompanhadas por adulto). Mas também há bilhetes para acesso ao paddock a partir dos 20 euros - que estão à venda até 2 de outubro às 23h59.
A sexta-feira (3 de outubro) é dedicada a treinos e qualificações, enquanto no sábado haverá sessões de qualificação e corridas e o último dia é reservado a corridas. Ao longo de todos os dias do evento, haverá demonstrações em pista.
Duarte Nobre Guedes, impulsionador do Estoril Classics, falou acerca da concentração dos Fórmula 1: "A escolha do Autódromo do Estoril como palco central desta celebração é profundamente simbólica: foi neste traçado que se escreveram algumas das páginas mais marcantes da Fórmula 1, desde o título mundial de Niki Lauda em 1984, à primeira vitória de Ayrton Senna em 1985 sob uma chuva intensa, passando pelo recorde histórico de Alain Prost em 1987 e pela consagração final do francês em 1993, numa corrida vencida por Michael Schumacher".
Sobre o evento como um todo, António Nobre Guedes comentou: "O Estoril Classics nasceu com o propósito de trazer para Portugal a emoção do automobilismo histórico ao mais alto nível. Em 2025, ao celebrarmos os 75 anos da Fórmula 1 e vamos oferecer aos adeptos um espetáculo verdadeiramente único, que evoca a memória da disciplina e reforça o papel do Autódromo do Estoril como um palco incontornável da sua história. Este ano, Portugal afirmar-se-á como um dos países com maior presença de Fórmula 1 a nível mundial, reunindo 34 F1 numa concentração impressionante no nosso país – 26 inscritos para competir e oito exemplares emblemáticos, representando sete décadas de história, em exibição".
Leia Também: Fórmula 1 ruma ao Azerbaijão. Os horários (corrida a hora pouco habitual)