A Honda apresentou um novo carro elétrico para o Japão. É o N-One e:, um mini-carro (ou kei car) que tem 295 km de autonomia e que foi lançado há uma semana em duas variantes.
Tendo em conta o preço acessível (inferior a 16 mil euros, à taxa de câmbio atual), não podemos esperar prestações muito impressionantes do motor elétrico - que, mesmo assim, atinge velocidades compatíveis com a circulação em autoestrada. A bateria é está instalada debaixo do piso.
Em termos de carregamento os dados são interessantes: demora cerca de meia hora em carregamento rápido (disponível de série no N-One e: L) e quatro horas e meia em carregamento padrão. A bateria tem um sistema de arrefecimento e aquecimento, que garante a estabilidade da autonomia. E há ainda capacidade bidirecional Vehicle-to-Load (V2H).
O Honda N-One e: também está apetrechado com sistemas de segurança e assistência no pacote Honda Sensing, incluindo assistente de engarrafamento e sistema de travagem pós-colisão, tal como travagem de prevenção de colisão, máximos automáticos, sensor de estacionamento dianteiro e traseiro, assistente de manutenção na faixa, entre outros.
A bordo, há um ecrã digital de oito polegadas à frente do condutor e um ecrã central digital de nove polegadas na variante e: L com navegação. Há ligação a telemóveis por Bluetooth. O áudio compatível com Bluetooth faz parte do equipamento de série.
Podem ser transportadas quatro pessoas (condutor incluído), num habitáculo minimalista e clássico no qual foram aplicados materiais sustentáveis como a resina biológica Durabio e outros que são reciclados. Os bancos traseiros podem ser rebatidos para aumentar o espaço de armazenamento do porta-bagagens.
Também a parte exterior usa materiais reciclados, incluindo a grelha frontal a reaproveitar para-choques descartados da própria Honda. Em estreia absoluta num mini-carro do fabricante está o controlo com um pedal, permitindo fazer a aceleração, abrandamento e paragem completa apenas com o pedal do acelerador.
O desenho do Honda N-One e: parte daquele que já se vê no N-One a gasolina. Apresenta linhas simples e 'retro', sendo um 'hatchback' de cinco portas (incluindo a do porta-bagagens).
O preço do Honda N-One e: G começa nos 2.699.400 ienes (cerca de 15.500 euros, à taxa de câmbio atual), enquanto o L com ecrã central, jantes de 14 polegadas em alumínio e um volante revestido a couro surge por 3.198.800 ienes (a rondar os 18.400 euros). Deixamos uma ressalva: este carro só está disponível no Japão.
Leia Também: Honda e Sony anunciam novo passo no desenvolvimento do Afeela 1