Mais de metade das empresas já têm ou querem ter elétricos nas frotas
A aceitação dos carros híbridos e 100% elétricos é cada vez maior e as empresas nacionais já apostam nestes veículos em vez dos clássicos carros a gasóleo ou gasolina.
© iStock
Auto Automóvel
Os carros elétricos estão na moda e até as empresas já olham com bons olhos para as alternativas sem emissões aos carros apenas com motor de combustão. No estudo 'Company Cars Policy Survey' publicado na semana passada pela Mercer, podemos ver que em Portugal, já mais de metade das empresas têm ou planeiam ter veículos elétricos ou híbridos na frota durante os dois próximos anos.
"[Nas empresas] 22% admite já ter implementado a introdução de automóveis híbridos ou elétricos nas suas frotas e 29% refere a intenção de o fazer nos próximos dois anos", esclarece a consultora em comunicado oficial, criando a soma de 51% de empresas nas condições referidas anteriormente.
Os restantes 49% de empresas não planeia adicionar híbridos ou elétricos às frotas, uma percentagem ainda elevada, mas já uma minoria quando comparada com as companhias que aceitam a inovação.
Apesar das alterações previstas nas frotas, cerca de 87% das empresas admite que não a utilização de transportes públicos junto dos seus colaboradores, "através de subsídios ou qualquer outro tipo de compensação" e 81% das companhias ouvidas pela Mercer não promove outras alternativas mais ecológicas aos carros, como as bicicletas.
"No que diz respeito a políticas verdes, segundo o estudo da Mercer, 71% das empresas portuguesas admite, ainda, não planear a implementação de políticas que limitam ou reduzam o número de automóveis e apenas 10% pensa alterar esta prática nos próximos dois anos", esclarece ainda a Mercer.
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com