Sonho de arquiteto e "loucura" de cliente transformam igreja numa casa
O estúdio Garmendia & Cordero renovou um templo abandonado de Sopuerta, na Espanha. Este projeto manteve os restos mortais do edifício para que pudesse "continuar a contar a sua história".
Templo abandonado de Sopuerta, na Espanha, por Estúdio Garmendia & Cordero
© Estúdio Garmendia & Cordero
Casa Templos em ruínas
Quando o arquiteto Carlos Garmendia recebeu uma chamada do designer Tas Careaga a dizer que se tinha tornado proprietário de uma igreja de Sopuerta, em Bizkaia, na Espanha, não podia imaginar que estava prestes a iniciar uma das obras que acabaria por projetar o nome do estúdio que partilha com Álvaro Cordero Iturregui, Garmendia & Cordero, noticia o El País.
Carlos, comprei uma Igreja!"
"Muitas pessoas que viram a ruína que [Careaga] tinha comprado chamaram-lhe louco e perguntaram-lhe se sabia o que tinha feito. Mas Careaga acreditou no projeto", sustenta Garmendia.
Para o estúdio de arquitetura, o potencial daquele lugar em ruínas era enorme. A sua localização dentro de um terreno rodeado de paisagem montanhosa no município da Biscaia de Sopuerta "é sem dúvida privilegiada".
"Foi o que se diz um sonho para qualquer arquiteto. Foi uma daquelas situações em que se sente uma enorme inveja do seu cliente", confessa Garmendia. A pequena igreja foi construída na segunda metade do século XVI e com o passar do tempo sofreu algumas remodelações até que eventualmente se tornou as ruínas que Careaga decidiu transformar em sua casa.
O principal desafio foi trabalhar sem que o edifício desabasse durante o processo, confessa Garmendia. "Quando encontrámos a igreja, grande parte do telhado tinha caído mais duas abóbadas expondo todo o interior, com o consequente risco de desprendimento das paredes e do cofre do altar. Não estávamos completamente calmos até executarmos o zuncho [elemento de betão alongado que impede as deformações transversais] do perímetro das paredes e fechamos o interior com o novo telhado", reconhece o arquiteto espanhol.
Na concretização da reforma, que durou mais de três anos, Tas Careaga, promotor da agência do taslab, foi o responsável pelo design de interiores, que extrai peças e ideias da história do design do século XX.
Leia Também: Louvre Michaelense vence prémio de arquitetura Paulo Gouveia