Será que compensa construir a sua própria casa?
Nada será mais personalizado do que uma habitação construída de raiz, mas será que vale a pena toda a despesa e tempo gasto em burocracia?
© Getty Images
Casa Construir casa
Embora pareça que construir uma casa tem um custo mais elevado, a verdade é que até pode ficar mais acessível do que uma habitação nova. Sublinhe-se ainda que poderá estar personalizável ao seu gosto. Se deseja construir uma casa de raiz e necessita de financiamento, note que a solução financeira mais adequada é o crédito habitação com a finalidade “construção”.
Saliente-se que, para ser aprovado neste tipo de empréstimo, terá de possuir um projeto de construção aprovado pela Câmara Municipal, a Licença de Construção e ainda um orçamento com uma estimativa aproximada do custo total.
Para perceber quanto custa construir uma casa, o Comparajá.pt afirma que há que ter em conta 5 grandes fatores.
1 – Em primeiro lugar, o terreno
Para construir uma casa de raiz vai precisar sempre do terreno. Convém que esteja inserido numa área autorizada para construção e que já esteja com ligações a linhas de tensão elétrica e saneamento básico. Caso o terreno não possua estas infraestruturas básicas terá ainda de contar com este custo extra.
2 – Location, location, location
Um terreno perto da praia ou das áreas metropolitanas do Porto e Lisboa, por exemplo, poderá ser mais caro do que um que seja situado num meio rural interior e que não tem tantas acessibilidades.
3 – O tamanho importa?
Quanto maior for a habitação, mais elevada será a despesa associada, recorda o Comparajá.pt. Por isso, mesmo que opte por materiais mais acessíveis, o tamanho da moradia poderá sempre influenciar o custo final. Optar por uma casa pré-fabricada também pode ser uma solução para quem precisa de uma habitação mais acessível em termos de preço e que não demore muito tempo a construir.
4 – Aposte em mão-de-obra especializada
Construir uma casa envolve o trabalho conjunto de muitos profissionais. Caso escolha entregar o seu projeto a um construtor ou mesmo a uma empresa especializada nesta área, poderá poupar tempo e solicitar um orçamento e ver se lhe compensa.
5 – Quais são as licenças necessárias?
Antes de avançar com a construção deve, de acordo com o artigo 14º, alínea 1, do Decreto-Lei nº 555/99, será a Câmara Municipal que avaliará a viabilidade de construção, uma vez que qualquer terreno no qual a construção de uma casa seja permitida tem de estar classificado como tal no Plano Diretor Municipal.
Leia Também: Lisboa aprova construção de parques da Quinta da Montanha e Vale do Forno