Autoconsumo de energia: O sol é de todos e todos o podemos usar
Conheça as vantagens (e desvantagens) do autoconsumo de energia, saiba quanto pode poupar e como conquistar, de vez, a eficiência energética para a sua casa.
© Getty Images
Casa Autoconsumo energia
Para o autoconsumo de energia, a solução é clara: o sol, mais propriamente à energia por ele emitida. Por isso, pode aproveitar para produzir a sua própria energia, tornando-se, assim, independente da rede pública, reduzindo a fatura de eletricidade e diminuindo a pegada ecológica, sustenta o Ekonomista.
Isto acontece em Portugal desde 2014
Quando os consumidores portugueses puderam começar a instalar unidades de produção de autoconsumo de energia. Para tal, é necessária a instalação de um sistema fotovoltaico, que permite produzir energia limpa e amiga do ambiente, visto que apenas é aproveitada a energia do sol que nos presenteia diariamente.
Note que o autoconsumo é o consumo assegurado por Unidades de Produção para Autoconsumo (UPAC), sendo que cada produtor pode ter uma ou mais unidades. De igual modo, além do autoconsumo, essa energia pode ser armazenada e até transacionada, isto é, vendida à rede.
Já pensou em investir num sistema de autoconsumo?
De acordo com a DECO, deve ter em conta algumas considerações para perceber se o sistema de autoconsumo de energia é de facto adequado para si e para as suas circunstâncias.
- Verifique se a sua habitação tem as condições mínimas para a instalação de um sistema deste tipo, nomeadamente, uma correta orientação solar, existência de zonas não sombreadas durante o dia;
- Escolha um sistema para autoconsumo puro, pelo menos numa fase inicial, em que a totalidade da energia produzida seja absorvida e consumida na instalação de utilização;
- Verifique se o seu perfil de produção está alinhado com a energia que será capaz de produzir;
- Antes de avançar com a instalação peça um estudo do local em causa;
- Compre sempre um equipamento que cumpra todos os requisitos legais;
- Após a instalação, certifique-se de que o instalador lhe dá todos os manuais e certificados de garantia dos vários componentes;
- No caso de vender energia à rede, faça as contas e certifique-se de que vale mesmo a pena e está a lucrar com o processo.
Vantagens
Não precisa de projeto elétrico
Para potências até 1,5kW não é necessário fazer um projeto elétrico, basta apenas fazer uma comunicação. Pode optar por uma empresa que trate de todo o processo.
Pode vender a energia excedente
A energia excedente pode ser injetada na Rede Elétrica Pública e vendida à EDP Distribuição ou por outro comercializador do mercado livre.
Saliente-se que o valor da venda é calculado tendo em consideração a indexação do preço de energia elétrica no mercado diário (OMIE) com uma penalização sobre esse valor, que depende também da entidade lhe compra a energia.
Poupança de custos
Visto que produz a sua própria energia, seja parcial ou totalmente, está a poupar na fatura da eletricidade.
Menos dependência dos preços da eletricidade
Como produz energia para autoconsumo está menos suscetível a ser afetado pelas oscilações do preço de venda da eletricidade.
Rentabilização de espaço
Visto que os sistemas são instalados habitualmente nos telhados, não se depara com um problema de espaço.
Retorno do investimento a médio prazo
Após o investimento inicial na instalação de um sistema de autoconsumo de energia, e dependendo da quantidade da produção, o retorno dar-se-á entre 5 a 8 anos.
Equipamento duradouro de baixa manutenção
Os painéis têm uma vida útil que ronda os 25 anos e não necessitam de muita manutenção ao longo do tempo.
Aumenta o valor da casa no mercado imobiliário
Ao colocar um painel solar fotovoltaico na sua casa para autoconsumo de energia está a aumentar o valor comercial da mesma no mercado imobiliário.
Desvantagens
Custos elevados de instalação
No mercado português, o preço de um kit completo de painel solar fotovoltaico com apoio de baterias com capacidade de 2kWh ronda os dois mil euros. No entanto, dificilmente isto é suficiente para produzir a energia que precisa para consumo próprio. Assim, os custos devem ser multiplicados pelo número de painéis que precisa.
Apenas há produção de eletricidade durante o dia
Além de que é necessário que esteja sol, porque um dia encoberto ou chuvoso é um grande inimigo dos sistemas de autoconsumo de energias, sustenta o Ekonomista.
Orientação solar do telhado
Dada a necessidade de contacto com o sol, a localização da casa e a orientação solar do telhado são também constrangimentos que podem influenciar a quantidade de energia produzida.
Leia Também: Energia renovável chega a casa dos portugueses com a IKEA