Meteorologia

  • 24 NOVEMBER 2024
Tempo
17º
MIN 16º MÁX 22º
Lar Eficiência energética Ter uma casa eficiente não é só uma ...

Ter uma casa eficiente não é só uma ideia de futuro. É algo a considerar 

Mas, o que é que precisa de ter para tornar a casa eficiente ou mais eficiente? Quais são as características que marcam esta tendência? Saiba tudo 'aqui'.

Ter uma casa eficiente não é só uma ideia de futuro. É algo a considerar 
Notícias ao Minuto

16:15 - 15/04/21 por Notícias ao Minuto Enviar email

Casa Casa Eficiente

Note que para ter uma casa eficiente poderá ser necessário um investimento inicial considerável, porém necessário. Além de que rapidamente conseguirá obter o devido retorno financeiro, devido às poupanças em determinadas contas mensais, como água, luz e gás, adianta o Ekonomista.

Uma casa eficiente deve ter como prioridade a redução do consumo desnecessário de energia, de emissões de gases de efeito estufa e de recursos não renováveis, saliente-se. Consequentemente terá uma casa que vai permitir-lhe ter comportamentos mais sustentáveis, bem como economizar.

Design bioclimático

A arquitetura bioclimática parece um termo difícil de compreender, mas na verdade apenas diz respeito a algo que já todos conhecemos, que é tirar o máximo de proveito da localização e orientação do imóvel, considerando a exposição solar, chuva ou vento.

Se estas forem adequadas, será mais fácil manter a casa quente no inverno e fresca no verão, sem ser necessário recorrer a equipamentos que gastam muita energia, exemplifica o Ekonomista.

No caso de planear a construção da sua própria casa, então, saiba que idealmente deve privilegiar a orientação da casa a sul, onde deve situar a sala e as janelas de maiores dimensões.

Utilização inteligente do espaço

Uma casa aconchegada, isto é, com almofadas, tapetes e cortinas é uma casa mais quentinha no inverno. Por outro lado, no verão, as cortinas oferecem proteção contra o sol e o calor, ajudando a refrescar a casa.

Outra questão a reter neste campo na otimização do espaço é a dimensão das janelas que permitem, igualmente, aproveitar a luz natural, diminuindo-se, assim, o gasto energético.

Uso de materiais sustentáveis

A terra batida ou os bioplásticos são cada vez mais usados na construção de casas, visto que apresentam melhores características térmicas, comparando com materiais mais comuns. Poderão ser, contudo, mais dispendiosos.

Isolamento térmico

O segredo de uma casa eficiente também passa por um correto isolamento das paredes, tetos e janelas que, quando bem feito, podem representar uma economia de até 40%. Numa casa nova, à partida, não terá de se preocupar com estas questões. Numa casa mais antiga, se efetuar obras de renovação irá rapidamente percecionar os benefícios.

Sistemas inteligentes

Tanto os termostatos, como os sistemas de iluminação inteligentes ou até determinadas funcionalidades de domótica doméstica permitem ajustar os dados de uso diário para reconhecer padrões e, consequentemente, gerar uma economia substancial no consumo energético.

Autoconsumo de energia

O autoconsumo elétrico pode ser conseguido mediante a instalação de painéis solares ou pequenos geradores eólicos. Irá, como tal, gastar menos energia da rede e, em alguns casos, poderá até haver excedente de energia que pode ser vendida, pelo que ao invés de pagar eletricidade ainda estará a receber pela mesma.  

Eletrodomésticos eficientes

Os eletrodomésticos, principalmente o frigorífico e as máquinas de lavar roupa ou louça, têm um grande peso na fatura mensal de eletricidade. Assim sendo, e apesar de ser necessário um investimento inicial maior, opte por equipamentos de classe energética A+ ou superior.

Lâmpadas LED

Além de serem muito mais eficientes e duradouras, o tempo de vida útil pode atingir as 30.000 horas, as lâmpadas LED são também mais rápidas a iluminar, quando comparando com as lâmpadas tradicionais.  

Mas não se esqueça de uma dica importante: sempre que não for preciso, apague as luzes.

Leia Também: Direção-Geral do Consumidor promove sessões de sensibilização ecológica

Campo obrigatório