Hipotecas e eficiência energética? UCI adere ao crédito imobiliário verde
Esta é a primeira entidade financeira em Portugal a aderir à etiqueta de hipoteca com eficiência energética.
UCI adere ao crédito imobiliário verde
© UCI
A UCI – União de Créditos Imobiliários, especialista em crédito habitação green e membro da Energy Efficient Mortgages Initiative, tornou-se a primeira instituição financeira na Península Ibérica a aderir às Etiquetas de Hipoteca com Eficiência Energética (EEML) ou Energy Efficient Mortgage Label, pela sua sigla em inglês, revela comunicado enviado aos jornalistas.
Este rótulo certificará, note-se, que o crédito habitação green e as soluções de financiamento sustentável da UCI cumprem os mais rigorosos critérios de cuidado ambiental.
A renovação até 2050 do parque imobiliário existente é um desafio importante e sem precedentes para a Europa. Neste contexto, a European Mortgage Federation, que representa as instituições financeiras europeias, lançou a EEML como uma resposta concreta à necessidade urgente de reduzir as emissões de gases com efeito de estufa, uma vez que os edifícios são responsáveis por 40% do consumo de energia da UE.
Em comunicado, o Selo pretende mudar a forma como o financiamento sustentável é visto na Europa, fornecendo informação sobre carteiras de empréstimos energeticamente eficientes como ativos a serem incluídos em obrigações verdes e permitindo uma melhor avaliação e monitorização do seu desempenho financeiro em relação a alternativas e proporciona maior transparência no que diz respeito aos riscos climáticos e à resiliência.
Leia Também: O que deve saber antes de investir em painéis solares para autoconsumo