Tenha internet mais rápida em casa com estes truques
Decidiu trabalhar a partir de casa mas confrontou-se com uma velocidade de internet que não acompanha o seu ritmo de teletrabalho? Saiba como resolver esse problema.
© iStock
Casa Internet rápida
De repente, pais e filhos estão todos ligados à internet de casa, ao mesmo tempo, cumprindo finalidades diferentes. Ver uma série em streaming no computador deixou de ser simples, fazer download de um vídeo exige, atualmente, mais paciência e ter reuniões por Zoom, com a ligação sempre a cair, pode ser mesmo um sarilho.
A boa notícia é que há uma quantidade razoável de truques simples para voltar a acelerar a internet, sem que precise sequer de perceber muito do assunto.
Se a velocidade coincidir com o contrato mas não com a sua expectativa, experimente os dez truques que a ENTREPORTAS Imobiliária partilha.
1. Reiniciar o router com frequência
Quase ninguém o faz, mas devia: Desligar o router durante a noite. Às vezes, resolver a lentidão da internet é tão simples quanto isto. Um router que nunca é desligado é um router que vai aquecer demasiado e enfraquecer o sinal Wi-fi, note-se.
2. Verificar a posição do router
A localização do router deve depender da habitação que possui, seja uma moradia ou apartamento, rés-do-chão ou vários pisos, imóvel pequeno ou grande, e também da quantidade de aparelhos que dele dependem. Isto porque a rede vai ficando cada vez mais fraca à medida que se for afastando do router, sustenta a imobiliária. E quantos mais obstáculos o router tiver de enfrentar, como portas, paredes, cortinas, estantes, pior.
O ideal é o colocar o dispositivo no local mais central e mais alto da casa, para que as ondas de rádio por ele emitidas não encontrem barreiras. Também é importante que não fique instalado perto de eletrodomésticos ou telefones, uma vez que o sinal desses aparelhos interfere na ação do router.
3. Proteger a rede da utilização alheia
Descarregue uma daquelas aplicações que lhe permitem saber, em determinado momento, quantos dispositivos estão ligados à sua rede. É o equivalente a saber se está sozinho em casa ou não. Tendo esta informação, pode bloquear o acesso aos aparelhos que não lhe pertencem.
4. Alterar palavra passe com frequência
Alterar a sua palavra passe é importante não apenas porque pode ser roubado, afirma a ENTREPORTAS, mas também porque os seus vizinhos podem ter contratualizado um acesso mais lento e, mesmo de forma inconsciente, estarem a beneficiar do seu Wi-fi.
5. Melhorar o alcance do sinal do router
Se nada funcionar para tornar o desempenho da sua internet aceitável, pode equacionar comprar um segundo router, com mais alcance, ou então obter um dispositivo PLC (Power Line Communication), que basicamente vai usar a rede elétrica de casa em vez do router, para expandir o alcance do sinal.
6. Investir num amplificador de sinal
Há também quem opte por adquirir amplificadores de sinal Wi-Fi. Sublinhe-se que o amplificador de sinal faz diferenças em apartamentos duplex ou com muitas curvas, e em moradias com vários andares e paredes grossas.
7. Alterar o canal de ligação do router
Para a Imobiliária ENTREPORTAS, o segredo passa por procurar um canal que possua o menor número possível de interferências. Se descarregar a aplicação Wifi Analyzer (para android) ou o Network Analyzer (para IOS), vai receber a informação sobre qual o melhor canal para o seu router.
8. Gerir e hierarquizar aplicações
Saiba que pode aceder ao QoS (Quality of Service) do seu router e programá-lo para dar preferência a determinadas atividades em detrimento de outras. Por exemplo, se está a trabalhar em casa, pode decidir que as videochamadas têm uma espécie de via verde em relação aos jogos online, revela a imobiliária.
9. Ajustar antenas exteriores
Os router mais recentes têm apenas antenas interiores. Aqueles que são mais antigos têm também antenas exteriores. Depois de verificar qual é o seu caso, ajuste as antenas, que devem desenhar uma cruz, ou seja, uma na horizontal e outra na vertical. É a melhor disposição para ampliar o sinal. Se só tem uma antena externa, opte por comprar outra, porque vai sentir a diferença.
10. Verificar atualizações de programas
Finalmente, faça um check up doméstico ao seu computador, para perceber se tem periodicamente realizado as atualizações que vão sendo pedidas.
Leia Também: Comprar casa? Portugueses querem internet rápida e uma boa vista