Erros ao lavar a louça? Existem 15 a evitar
Seja lavar a louça na máquina ou manualmente, há 15 erros que não deve cometer para que possa executar esta tarefa na perfeição.
© iStock
Casa Lavar a louça
Parece um processo simples, mas não é. Geralmente, são cometidos erros ao lavar a louça, mais do que imagina, note-se. Seja colocando a louça na máquina ou lavando-a manualmente, existem algumas ações que não deve cometer ao executar esta tarefa. Nesse sentido, seguem os 15 erros, enumerados pelo Ekonomista, que o vão deixar surpreendido.
1 - Esfregão do lado errado
Um dos erros a evitar ao lavar a louça é mesmo a utilização deste lado em peças mais sensíveis. Copos de cristal e faiança devem ser lavados com uma escova suave ou mesmo com um pano húmido.
2 - Usar água fria
A utilização de água quente na lavagem da louça é obrigatória, sendo que só assim consegue remover a gordura mais impregnada das peças, anota o Ekonomista.
3 - Não lavar a máquina da loiça
Todas as semanas deve lavar as borrachas e paredes interiores e exteriores. E, pelo menos uma vez por mês, deve programar uma lavagem sem louça lá dentro para a higienizar devidamente.
4 - Colocar facas boas na máquina
Outro dos erros a evitar ao lavar a louça na máquina é a colocação de facas profissionais (ou quase) neste equipamento. Prefira lavá-las manualmente.
5 - Colocar louça na máquina com muitos resíduos
Para o Ekonomista, os restos maiores de comida e resíduos devem ser removidos com um pano ou escova suave, pelo bem da sua máquina e louça.
6 - Não substituir com frequência a esponja
Sabia que uma esponja da louça pode ter mais bactérias do que o interior de uma sanita? Pois bem, agora imagine esfregar a louça onde come com este acessório.
7 - Separar os talheres por categoria
O ideal será misturar os talhares na máquina, caso contrário as colheres podem colar umas às outras e dificultar a tarefa de limpeza, assim como os garfos.
8 - Detergente a mais
Se for na máquina, siga sempre as instruções do produto, refere o Ekonomista, e se for manualmente, a quantidade de uma moeda de um cêntimo é suficiente. Depois vai adicionando, caso seja necessário.
9 - Máquina sobrelotada
Não encha a máquina até não poder mais. Caso contrário o resultado vai ficar gravemente comprometido por não ser possível chegar a todos os cantos.
10 - Colocar peças de madeira na máquina
Outro dos erros a evitar ao lavar a louça tem a ver com um pormenor importante: não coloque utensílios de madeira na máquina de lavar louça. Isto porque a água quente e a humidade vão fazer a madeira dilatar muito e danificam as peças.
11 - Pré-lavagem
Não é nada boa ideia colocar na máquina de lavar louça uma travessa com restos de comida incrustados, que precisa de uma pré-lavagem à mão. Na maioria das vezes, basta limpar os vestígios de comida com um guardanapo ou uma escova.
12 - Lavar pela ordem errada
Primeiro, deve livrar-se dos maiores vestígios com a ajuda de uma escova ou guardanapo (nunca com os talheres). Depois, se lava a louça à mão, comece primeiro por lavar as louças mais delicadas ou mais limpas, como caixas de plástico, os copos, depois os talheres, as assadeiras ou os tachos, sugere o Ekonomista.
13 - Querer poupar no detergente que compra
Não poupe neste produto e procure aqueles comprovadamente de qualidade. Caso contrário pode até sair-lhe mais caro porque alguns dos detergentes mais baratos têm uma grande quantidade de água em relação à concentração de detergente e acabam muito mais rapidamente.
14 - Não lavar a banca e a máquina
Este é um dos erros a evitar ao lavar a louça e que muitas vezes nem nos apercebemos. Garanta uma banca e uma máquina limpas para um resultado final eficaz.
15 - Lavar a louça com água corrente
O Ekonomista retrata o seguinte cenário: se diariamente, 10 milhões de habitantes lavarem a louça com água corrente, onde desperdiçam, em média, 30 litros de água por lavagem, estamos a falar de 300 milhões de litros de água desperdiçados apenas pelos habitantes de Portugal.
Passemos agora às dicas do Ekonomista que valem muito na hora de poupar tempo e dinheiro:
- Elimine sempre os restos de comida dos pratos e taças antes de colocar na banca ou máquina;
- Organize a louça por tipologia; vai ser bem mais fácil para depois lavar;
- Comece por lavar as peças menos sujas e só no final vá às mais teimosas;
- Não deixe acumular louça na banca, caso contrário está a criar um verdadeiro oásis de bactérias;
- Deixe que as peças sequem ao natural. O habitual procedimento de secar com um pano pode deixar um odor desagradável na louça.
Leia Também: Etiqueta energética. O que deve saber antes de comprar um eletrodoméstico