Arquiteto que remodelou o Museu Nacional dos Coches leva o ouro para casa
Paulo Mendes da Rocha, de 92 anos, é premiado com a medalha de ouro da União Internacional de Arquitetos. Entre seus projetos destacam-se o projeto das novas instalações do Museu Nacional dos Coches, na zona de Belém, em Lisboa.
© André Sarpa
Casa Arquitetura
Arquiteto brasileiro Paulo Mendes da Rocha, presidente do Comité de Honra do 27º Congresso Mundial de Arquitetos (UIA2021RIO) ganhou a medalha de ouro da União Internacional de Arquitetos (UIA), avança a Archdaily.
Paulo Mendes da Rocha, hoje com 92 anos, acumula reconhecimentos relevantes como o Pritzker, o maior prémio da arquitetura no mundo, conquistado em 2006, e o Leão de Ouro, que destacou o conjunto de sua obra na Bienal de Veneza em 2016. Saliente-se que Mendes da Rocha foi o primeiro brasileiro a receber a distinção.
Entre seus projetos destacam-se o Museu Brasileiro de Escultura (1988), a reforma da Pinacoteca do Estado de São Paulo (1993), o Centro Cultural da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (1996), o Museu da Língua Portuguesa (2006), o projeto das novas instalações do Museu Nacional dos Coches, na zona de Belém, em Lisboa.
O júri destacou a ousadia e o virtuosismo técnico do arquiteto. “A Medalha de Ouro UIA de Paulo Mendes da Rocha exemplifica uma vida de realizações ao longo de sete décadas que enfatizou a arquitetura como um ato público”, resumiu a UIA no comunicado sobre os prémios a que o Archdaily teve acesso.
A obra de Paulo Mendes da Rocha dialoga com o tema da 27ª edição do Congresso Mundial de Arquitetos – Todos os Mundos. Um só Mundo.
Arquitetura 21 – e será apresentada e debatida na sessão que o arquiteto dividirá com a brasileira Carla Juaçaba e o português Eduardo Souto de Moura, também vencedor do Pritzker.
Leia Também: Portugal é o país anfitrião da Conferência Europeia de Arquitetura 2021