Qual é a coisa, qual é ela que põe a casa bonita e também acalma?
Ter plantas pode ajudar a reduzir a ansiedade e o stress, note-se. Existem mesmo estudos que confirmam esse facto.
© iStock
Casa Plantas
Constatou-se que o batimento cardíaco era consideravelmente mais baixo, na presença de determinadas plantas, avança a Saberviver. Isto levou a que cientistas concluíssem que a oportunidade de ter plantas no ambiente de trabalho ou em casa, pode efetivamente reduzir o stresse psicológico e fisiológico.
Por exemplo, um estudo realizado há sete anos por investigadores da Universidade de Exeter, em Inglaterra, revelou que ter plantas de interior no escritório pode aumentar em 15% a produtividade dos trabalhadores.
A Universidade de Hyogo, no Japão, realizou também um estudo que mostrou a variação da pulsação dos trabalhadores de uma empresa elétrica. Concluiu-se que, na presença de uma planta, a pulsação dos funcionários oscilava durante dois intervalos de três minutos.
Nesse sentido, caso queira usufruir deste privilégio, mas não tem muito tempo livre para cuidar das plantas, o mais indicado é escolher as de baixa manutenção.
Eis as que consegue ter em casa, de acordo com a Saberviver.
Ivy do Diabo
Preferem viver com luz direta e requerem rega abundante na primavera e no verão.
Catos
Estas plantas arquitetónicas são muito fáceis de manter devido à sua leve e ocasional necessidade de irrigação.
Dracaena
Prosperam numa sala quente, perto de uma janela. Requerem ser regadas aproximadamente duas vezes por semana no verão e uma vez por semana no inverno, e fertilização regular.
Spathiphyllum (Peace Lilly)
Esta planta precisa de ser mantida húmida e longe da luz solar direta, explica a Saberviver. Tolera níveis de luz mais baixos e é ótima a purificar o ar, note-se.
Zamioculcas (planta ZZ)
São muito utilizadas em áreas interiores devido à sua adaptação a locais com pouca luminosidade e ventilação. Tenha atenção à rega, pois o excesso de água pode tornar as folhas amareladas e, consequentemente, a planta pode morrer.
Leia Também: Produtores de plantas e flores reclamam apoios a fundo perdido