Preço das casas para arrendar em Espanha cai 3,52% em abril
Desta forma, o mercado de arrendamento espanhol atingiu um rendimento médio de 960 euros mensais, o que representa um acréscimo de 0,21% face a março.
© Reuters
Casa Espanha
Em Espanha, o preço do arrendamento caiu 3,52% em abril. Assim, a casa para arrendar atingiu uma renda mensal de 960 euros e uma área média de 104 m2. Isto significa que, em cadeia, registou um ligeiro crescimento de 0,21%, avança o Observatorio Inmobiliário, de acordo com os dados divulgados no último relatório realizado pela plataforma piso.com.
“Estando mais ligados à economia real, os movimentos do mercado de locação são sempre mais imediatos e demoram menos para se consolidar”, disse Ferran Font, Diretor de Estudos do portal imobiliário.
Para o porta-voz, “o reajuste nas mensalidades é um reflexo das dificuldades económicas que a população atravessa devido ao impacto que a pandemia tem tido no emprego”, refere o jornal espanhol especializado no setor imobiliário.
Neste sentido, Font indica ainda que “o acesso à habitação através desta fórmula continua a ser um desafio para Espanha, onde a procura dos inquilinos cresce ao mesmo tempo que o fazem as exigências de solvência impostas pelos proprietários de imóveis alugados”.
Por comunidades, as que tinham as rendas mais caras eram Madrid (1.583 euros por mês), Catalunha (1.342 euros por mês) e as Ilhas Baleares (1.292 euros por mês).
Em sentido inverso, Extremadura (445 euros por mês), Castela-La Mancha (558 euros por mês) e Galiza (606 euros por mês) registaram as rendas mais baratas.
Da mesma forma, Madrid foi a autonomia que mais cresceu face a março (+ 2,11%) e Andaluzia a que mais se ajustou (-2,07%). De um ano para o outro, Navarra (5,72%), Catalunha (4,46%), Andaluzia (4,30%) e La Rioja (2,22%) mostraram os únicos acréscimos. Neste período, os ajustamentos mais intensos foram registados em Madrid (-13,42%), Ilhas Baleares (-12,48%) e Ilhas Canárias (-10,21%), revela o Observatorio Inmobiliario.
Leia Também: Promora vende uma das penthouses mais caras de toda a Espanha