Incapacidade de 60% no credito habitação. Esclareça as suas dúvidas
Se for declarada uma incapacidade de 60%, o seu crédito habitação poderá beneficiar de um regime especial bonificado.
© iStock
Casa Crédito à habitação
Nos últimos anos, as instituições bancárias começaram a disponibilizar aos portadores de deficiência e de capacidade igual ou superior a 60% a possibilidade de aderirem a esta solução bastante benéfica, revela o portal Kredito.
Ainda assim, os bancos exigem alguns requisitos para ser aprovado o crédito bonificado para quem tem incapacidade acima de 60%, note-se.
Uma das grandes vantagens é que não é necessário fazer um novo crédito, sendo apenas necessário negociar com o seu banco a questão do crédito bonificado. Mesmo que a incapacidade seja declarada após o pedido de crédito:
- Terá que possuir um grau de incapacidade igual ou superior a 60% e estar devidamente declarado e comprovado;
- Precisa de ter mais de 18 anos;
- O montante máximo do crédito não pode exceder o valor de 190.000€;
- O montante do crédito não poderá ultrapassar os 90% do valor da habitação;
- O prazo de pagamento do crédito de habitação não poderá exceder os 50 anos;
- A propriedade não poderá ser adquirida para ascendentes ou decentes da pessoa incapacitada;
- Não poderá ser vendida a habitação adquirida num prazo de cinco anos após a data de celebração do contrato. Com exceção aos clientes que nesse período de cinco anos fiquem sem emprego, morte do titular, alteração do agregado familiar ou mobilidade profissional, salienta o portal.
Cinco bancos aos quais pode recorrer
Após uma análise ao mercado, apenas 10 de 17 das principais instituições bancárias portuguesas disponibilizam aos incapacitados de igual ou superior a 60% a possibilidade de aderir a um crédito bonificado na habitação.
Sublinhe-se que as TAEG dessas instituições são bastante baixas, facilitando assim no pagamento por parte do incapacidade, variando entre os 0,5% e 1%.
Neste momento, revela o Kredito, bancos como o Bankinter, Banco CTT e EuroBic não disponibilizam este tipo de regime bonificado no crédito de habitação para incapacitados.
Os melhores bancos são o Santander e o Millennium, com o Montante Total Imputado ao Consumidor mais baixo. Onde após 30 anos tem apenas cerca de 10mil euros em juros, com uma ótima TAEG, de acordo com o mesmo montante e prazo de pagamento.
Como posso recorrer a esta ajuda?
O melhor será confirmar com o seu banco as condições prestadas pela instituição, pois cada banco trabalha de uma maneira diferente, sustenha o portal.
Contudo, se cumprir todos os requisitos ditos em cima, não deverá ter qualquer dificuldade em ser aprovado o seu crédito de habitação bonificado.
Para ser feita essa mudança, terá na mesma que obedecer aos montantes máximos definidos na legislação, note-se, em que a diferença do capital em dívida e o valor da casa não pode ser superior a 90%.
Leia Também: Novos créditos à habitação registam um aumento de 157%