Construção continua a produzir menos. Recua 1,6% em março
O Índice de Produção na Construção diminuiu 1,6% em março de 2021, revelam dados do INE. Já em fevereiro, a produção de construção caiu 3,4%, recorde-se.
© Shutterstock
Casa Construção
Dados divulgados esta quinta-feira pelo Instituto Nacional de Estatística (INE) mostram que o Índice de Produção na Construção segue a tendência em baixa com o registo de uma queda em março.
O índice hoje divulgado revela que o índice de produção na construção contraiu 1,6% em março, dois pontos percentuais superior à taxa registada em fevereiro.
Já em fevereiro, a produção de construção caiu 3,4%, recorde-se.
A contrariar a tendência negativa, os índices de emprego e de remunerações na construção, resultantes de um inquérito mensal do INE a empresas da construção e de promoção imobiliária, apresentaram em março subidas homólogas de 0,7% e 5,9%, contra variações de -0,4 e 0,1% no mês anterior, respetivamente.
Face a fevereiro, os índices de emprego e de remunerações aumentaram 0,9% e 4,0%, (variações de -0,3% e -1,7%, respetivamente, no mesmo período de 2020).
Em termos de variação em cadeia, registaram-se em março aumentos de 0,7% na produção total do setor da construção, de 0,3% na construção civil e de 1,4% na engenharia civil.
Este inquérito é "feito com base num inquérito mensal a empresas sediadas no território nacional que se dedicam principalmente à construção, recolhendo informação sobre o número de horas trabalhadas em engenharia civil e na construção de edifícios", afirma o INE.
Leia Também: Produção na construção segue em baixa. Caiu 3,4%, em fevereiro