IFRRU 2020 com 304 contratos e 890 milhões de investimento em abril
O Instrumento Financeiro Reabilitação e Revitalização Urbanas (IFRRU) 2020 contou com 304 contratos e 890 milhões de euros de volume de investimento em abril, destinados à melhoria do desempenho energético, anunciou o Governo.
© iStock
"Apesar dos efeitos económicos causados pela situação excecional da pandemia covid-19, o IFRRU 2020 contou no mês de abril com 304 contratos, atingindo um volume de investimento de mais de 890 milhões de euros para a reabilitação integral de edifícios e melhoria do seu desempenho energético", anunciou, em comunicado, o Ministério das Infraestruturas.
Os edifícios intervencionados destinam-se a habitação (132 contratos), atividades económicas (155), bem como a equipamentos públicos para a residência de estudantes e também na área da saúde, "sendo já mais de 60 os edifícios com a sua reabilitação concluída".
Segundo os dados avançados pelo executivo, a maioria dos projetos (235) são promovidos por empresas, mas verificam-se ainda projetos de particulares, Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS) e Câmaras Municipais.
O IFRRU 2020 é um programa de incentivo à reabilitação urbana com uma capacidade de financiamento de 1.400 milhões de euros.
Os financiamentos destes instrumento abrangem já 81 municípios.
Leia Também: Ministro destaca papel da renovação sustentável na recuperação económica