Mantenha a casa sempre limpa com estes hábitos
Por mais que tente, a sua habitação nunca está limpa e organizada? Não desespere. Conheça os oito hábitos das pessoas que têm sempre a casa limpa que o Ekonomista reuniu para si.
© iStock
Casa Limpar a casa
Na verdade, estas pessoas têm um único segredo: hábitos e rotinas. Se conseguir ser organizado e esforçar-se por manter estas rotinas com frequência, rapidamente se tornarão num hábito e a casa fica limpa e arrumada sem quase se aperceber do esforço.
Desse modo, o Ekonomista dá-lhe a conhecer alguns dos hábitos das pessoas que têm sempre a casa limpa. Tome nota.
Arrume antes de sair
Não deixe roupas espalhadas ou calçado fora do armário. Coloque-a na máquina de lavar ou lave-a à mão. Pense que, se não o fizer assim, terá de lidar com tudo isto quando regressar a casa depois de um dia de trabalho.
Basta ter um pano à mão
Enquanto lavava o rosto e os dentes molhou o lavatório e o balcão em volta? Passe um pano. Ao fazer o pequeno-almoço virou leite na banca? Passe um pano. Caíram migalhas do pequeno-almoço na mesa? Passe um pano.
Lave roupa com mais frequência
Não deixe a roupa para lavar só ao fim de semana. Assim que tenha roupa suficiente para uma máquina, coloque-a a lavar, sustenta o Ekonomista.
Recebe muita correspondência pelo correio?
Arquive-a pelo menos uma vez por semana. Separe o papel que não vai guardar para a reciclagem, de forma a não acumular papel.
Comece o dia a fazer a cama
Este é mais uma tarefa que leva dois minutos e um hábito das pessoas que têm sempre a casa limpa e que faz uma grande diferença.
Deixe a cama arejar enquanto trata dos pequenos-almoços e faz a higiene diária e antes de sair de casa, faça rapidamente a cama.
Não acumule em casa aquilo de que já não necessita
Não acumular é, sem dúvida, um dos principais hábitos das pessoas que têm sempre a casa limpa.
Seja roupa, ou outro tipo de objetos que tem acumulados em casa, se já não usa ou não precisa.
Limpe o frigorífico
Uma vez por semana, faça uma revisão ao frigorífico. Veja o que está fora de prazo, o que abriu e já não pode ser consumido, ou alguma coisa que tenha entornado e precise de limpeza urgente.
Dê uma arrumadela às divisões mais usadas
Antes de se deitar, espreite as divisões da casa mais usadas e dê-lhes uma arrumadela. Basta arrumar um livro que ficou esquecido no sofá, uma chave que não ficou no chaveiro, uns sapatos que deviam estar no armário mas não estão, note-se.
Leia Também: Limpar sem detergentes: Vale ou não a pena?