A água quente não está mesmo a funcionar? Eis o que deve fazer
Saiba que antes de começar a ligar para um canalizador, eletricista ou especialista, existem algumas coisas prévias que pode fazer.
© iStock
Casa Água quente
Em primeiro lugar, verifique se o sistema que alimenta a água quente está devidamente ligado. Eis a primeira coisa a fazer em momento de a água quente não estar mesmo a funcionar.
A segunda, se a causa não seja a anteriormente referida, verifique se tem alguma fatura em atraso que possa ter originado o corte de energia ou de gás que possa aquecer a água. Se também isto for verificado e ainda assim a água quente estiver com falha, existe a grande probabilidade de ser uma avaria.
Para isso, antes de seguir para a verificação do aparelho, deverá contactar o fornecedor. Em caso de não haver avaria, partimos então para a verificação do seu próprio equipamento de aquecimento de água.
No caso de ter ficado sem água quente em casa há a possibilidade de identificar o problema e saber o que fazer, note-se. Nesse sentido, o Ekonomista reuniu vários motivos que podem justificar essa falha e alguns deles até são bem fáceis de resolver. Preste atenção.
A primeira coisa que deve fazer é a verificação do termostato. A temperatura normal de um esquentador deve andar entre os 50 e os 60 graus. Um sistema que opere abaixo destes valores coloca em risco não só o fornecimento de água quente, mas também a sua saúde, afirma o Ekonomista. Se o dispositivo não está dentro deste intervalo de temperatura, ajuste-o e espere entre 30 a 40 minutos para que haja água quente na torneira.
Depois disto, e dependendo do seu sistema de aquecimento, existem diferentes procedimentos que deve seguir.
Esquentador a gás?
1. Reacenda a chama
Se ao tentar reacender a chama sentir o cheiro a gás mas não conseguir acender a chama, desligue imediatamente o esquentador, saia de casa e chame a companhia de gás que lhe presta o serviço, alerta o Ekonomista.
2. Substitua o termopar
Se consegue acender a chama, mas não consegue que esta se mantenha acesa, é porque o termopar (sensor de temperatura) está com algum problema.
3. Verifique a cor da chama
Se a chama do esquentador estiver vermelha em vez de azul, é sinal de sujidade no sistema que está a impedir a água quente de chegar à torneira. Recorra a um técnico para que ele possa proceder à limpeza sem mais nenhum problema.
Se, por outro lado, a chama estiver amarela, desligue imediatamente o dispositivo e chame um técnico, pois significa que o esquentador está a libertar monóxido de carbono.
Inspecione o tubo de gás
Ligou a válvula, mas a chama não se acendeu nem há cheiro a gás, o problema pode estar na fonte de gás. Pode estar aberta ou fechada ou simplesmente com alguma interferência ou bloqueio.
Esquentador elétrico?
1. Reinicie o esquentador
Chuvas e ventos fortes podem interferir com a corrente elétrica, note-se. Se for o caso, desligue o esquentador durante uns minutos e volte a ligar. Se, decorrida meia hora, ainda não tiver água quente, é possível que tenha um problema maior.
2. Troque as pilhas
Alguns esquentadores funcionam ainda a pilhas, pelo que se estas chegaram ao fim de vida, então, experimente substituir para perceber se será essa a origem do problema.
Não será altura de mudar?
É preciso ter em consideração que a maioria dos esquentadores têm um tempo de vida útil de 10 anos. Se o seu garante de água quente está a atingir esse limite é possível que os seus componentes comecem a falhar, sustenta o Ekonomista.
Note que em qualquer um dos casos os sistemas de aquecimento de águas, é importante fazer uma correta manutenção do equipamento, seguir à risca o manual de instruções do equipamento, antes de fazer qualquer coisa no equipamento, verifique no manual se é possível fazê-lo e limpar os equipamentos apenas com um pano humedecido em água.
Leia Também: Vulcano eleita marca de confiança 2021