Saiba alterar o tamanho das divisões da casa, sem mexer nos m2
Note que é possível encurtar ou aumentar os quartos ou salas lá de casa, através da pintura das paredes e do teto ou da aplicação de alguns revestimentos. Tome nota.
Como as cores alteram a perceção dos espaços interiores?
© Archdaily
Casa Arquitetura de interiores
Revela a Archdaily que o ofício de projetar interiores é importante, uma vez que a casa tem o poder de influenciar o humor e o bem-estar de quem lá mora. Ao desenhar um projeto de interiores, o arquiteto tem o poder de influenciar as divisões do imóvel, seja a iluminação artificial, a luz natural, as proporções, os materiais, todos os elementos influenciam nas sensações que a arquitetura passará aos seus moradores.
Para proporcionar as sensações desejadas, há artifícios que permitem alterar a perceção dos espaços, sem mudar um centímetro de parede.
É possível encurtar ou aumentar os quartos ou salas lá de casa através da pintura das paredes e do teto, note-se, ou da utilização e aplicação de materiais e alguns revestimentos.
O princípio é muito simples: Cores mais claras e frias fazem o espaço parecer ser mais amplo. já cores mais escuras anotam espaços mais fechados e menores aos olhos.
Ampliar o ambiente
Para proporcionar uma sensação de amplitude ao ambiente, a melhor forma é utilizar cores claras na maior parte das superfícies, que refletirão a luz natural, tornando-o maior aos olhos.
Compactar o ambiente
Por outro lado, quando a ideia é tornar o espaço mais compacto, menor e mais aconchegante, optar por cores mais fortes nas superfícies pode funcionar bem, pois conseguirão absorver a maioria da luz natural, dando uma sensação de enclausuramento que pode ser benéfica para determinadas funções.
Rebaixar o teto
Diminuir a altura do teto pode tornar o espaço mais agradável e proporcionar a sensação de acolhimento. Ao pintá-lo com uma cor mais escura que as paredes ou deixá-lo com um material aparente, poderá oferecer a impressão de que o teto é mais baixo.
Alongar o ambiente
Em outras situações é exatamente o contrário. Pintar as paredes numa cor mais escura e deixar o teto branco passa a sensação de um teto mais alto.
Alargar o ambiente
Pintar a parede de fundo e o teto com as mesmas cores, mais escuras, deixando as paredes laterais mais claras fará com que o espaço pareça mais largo e espaçoso. Essa é uma técnica bastante usada em corredores ou cômodos estreitos.
Estreitar o ambiente
Pintar as duas paredes laterais opostas, deixando o fundo e o teto em cores claras vai tornar o espaço mais estreito aos olhos, podendo melhorar as proporções de salas com dimensões pouco equilibradas.
Encurtar o ambiente
Se tem algum ambiente muito grande em casa e quer dar a sensação de aproximação, invista em tons escuros na parede de fundo em contraste com cores mais claras, sugere o Archdaily.
Destacar uma parede
Para dar destaque a uma parede, é indicado mantê-la com uma cor mais clara, enquanto que as outras tenham uma tonalidade mais escura. Isso cria uma sensação de atração.
Encurtar as paredes
Se a ideia é fazer as paredes serem menos longas, aplicar um tom mais escuro na parte inferior da parede funcionará.
Leia Também: Arquitetura de interiores. Confira o que deve ter em conta nos projetos