Meteorologia

  • 24 NOVEMBER 2024
Tempo
17º
MIN 16º MÁX 22º
Lar Conselhos Micro-ondas: O aparelho mais (mal) u...

Micro-ondas: O aparelho mais (mal) utilizado na cozinha

Sabia que os erros mais comuns ao usar o micro-ondas resultam em comportamentos que podem prejudicar tanto a qualidade dos alimentos como o bom funcionamento do eletrodoméstico? Nesse sentido, importa conhecer os erros que não deve cometer.

Micro-ondas: O aparelho mais (mal) utilizado na cozinha

O micro-ondas é, sem dúvida, um dos eletrodomésticos mais úteis na cozinha. No entanto, importa conhecer os erros mais comuns ao usá-lo, de modo a que possa evitá-los, para que não resultem em comportamentos que podem ser prejudiciais tanto na qualidade dos alimentos como no bom funcionamento do eletrodoméstico. Tome nota de algumas falhas mais cometidas, enumeradas pelo Ekonomista, de forma a não cometê-las.

Aquecer água

Embora possa ser feito,  existe o perigo de sobreaquecimento, que pode causar queimaduras. Isso pode acontecer, porque, ao abrir a porta do micro-ondas, a água passa do estado líquido para o gasoso muito rapidamente, sustenta o Ekonomista. Assim, se quer mesmo aquecer água, faça-o por pouco tempo de cada vez.

Aquecer grandes pedaços de carne

Quando o pedaço de carne é muito grande, a temperatura não vai chegar ao centro da peça, o que provoca um aquecimento irregular. Opte por partir a carne em pedaços mais pequenos para o aquecimento ser uniforme.

Aquecer ou cozinhar alimentos com casca fina

Ao aquecer estes alimentos no micro-ondas, é preciso perfurar esta pele, alerta o Ekonomista, caso contrário vai criar vapor no interior que não pode ser libertado. Perfure várias vezes com a ajuda de um garfo e depois sim, aqueça à vontade.

Cozinhar ovos inteiros

Os ovos nunca podem ir para o micro-ondas com a casca, pois a acumulação de vapor no interior pode levar à explosão do ovo. 

Utilizar plásticos não adequados

Só os recipientes de plástico que têm a informação de que são adequados para micro-ondas devem ser usados. Se não tiverem esta informação nunca os use neste eletrodoméstico, pois vão libertar substâncias nocivas para os alimentos e, consequentemente para a sua saúde.

Não limpar o micro-ondas

Este eletrodoméstico deve estar sempre limpo, pois os resíduos ou líquidos que possam ficar nas paredes do micro-ondas podem contaminar os outros alimentos que vamos aquecer ou cozinhar. 

Utilizar recipientes inadequados

Revela o Ekonomista que este é um dos erros mais comuns ao usar o micro-ondas e que deve ser evitado para prolongar a vida do eletrodoméstico. Fuja de tudo o que tem inox, metais ou folha de alumínio.

Não tapar o recipiente

As tampas que vêm com os micro-ondas, ou as que se compram no supermercado, não existem por um acaso. São muito importantes de utilizar para aquecer os alimentos no micro-ondas. 

Utilizar apenas a configuração de potência mais alta 

Quando utilizamos o micro-ondas apenas nesta potência, não estamos a respeitar as características do alimento a aquecer. E como deve imaginar, nem todos os alimentos cozinham da mesma forma, o que pode estragar ou alterar o sabor dos mesmos.

Não aos recipientes quadrados

Pode parecer um pouco estranho, mas a verdade é que utilizar recipientes quadrados para aquecer comida pode não ser a melhor ideia, porque neste tipo de tupperwares, o micro-ondas não consegue chegar a todo o lado de uma forma uniforme.

Salienta ainda o Ekonomista que a Direção-Geral da Saúde (DGS), disponibiliza um documento sobre alimentação inteligente. Aqui também pode encontrar dicas da utilização do micro-ondas na confeção das suas refeições.

Leia Também: Tem uma cozinha pequena? Eis algumas dicas para tirar o melhor partido

Campo obrigatório